O Google apresentou uma série de melhorias para o Google Tradutor, o tradicional recurso de conversão de conteúdos de um idioma para o outro. As novidades foram implementadas com a adição de recursos e habilidades de inteligência artificial (IA).
Ao todo, são três melhorias em precisão, qualidade e versatilidade da plataforma, tanto no site ou app próprios do tradutor quanto para quem pede o significado de um conteúdo em outras línguas pela busca.
Algumas das ferramentas ainda estão em fase Beta, enquanto outras já começaram a disponibilização gradual e gratuita para os usuários.
O que mudou no Google Tradutor
- Um dos recursos implementados de imediato é a adição de recursos do Gemini para melhorar a tradução de frases que possuem significativos sutis. Esse é o caso de frases específicas de uma região, gírias e expressões que antes eram traduzidas de forma errada ao pé da letra;
- Outra novidade é a capacidade de traduzir áudio em tempo real e enviar para você a resposta também via sons, direto no fone de ouvido. Dessa forma, é possível ter conversas dinâmicas com pessoas que falam outras línguas ou escutar conteúdos de múltiplos idiomas. Essa também era até então uma função exclusiva do chatbot;

- O Google também ampliou uma ferramenta ainda bastante discreta no serviço de tradução: o aprendizado de idiomas. As novidades incluem mais respostas por parte do aplicativo e metas diárias para manter você sempre fazendo novas lições — quase como um concorrente ainda simplificado do Duolingo;
O recurso de tradução para fones de ouvido por enquanto só foi lançado para Estados Unidos, México e Índia, exclusivamente para dispositivos com Android. Já o aprendizado de idioma está liberado de forma limitada para alguns países, ainda sem incluir o Brasil. Mais aparelhos e sistemas operacionais serão adicionados em breve.
Mais novidades de áudio no Gemini
Para além dos recursos do tradutor, o Google também aprimorou no geral a capacidade dos modelos de linguagem Gemini 2.5 Pro e Gemini 2.5 Flash Native Audio.
A ideia é que você tenha mais recursos para conversar com o chatbot de IA e fazer solicitações variadas, manter conversas mais elaboradas e até pedir que a IA execute tarefas automatizadas.
Os agentes de IA do Gemini 2.5 podem fazer pesquisas para você e identificam quanto devem buscar informações em tempo real durante a conversa, citando apenas alguns exemplos. Essas novas capacidades já estão implementadas em produtos da empresa, como Google AI Studio, Vertex AI e os próprios apps do Gemini e da busca.
Quer saber ou relembrar quais foram os maiores acontecimentos do mercado de IA em 2025? Confira a nossa retrospectiva!
