Você já havia lido por aqui o anúncio do Google sobre novas medidas que vão usar IA para proteger menores de idade no YouTube. A empresa, nesta quarta-feira (30), divulgou mais uma ação desta política, agora visando proteger menores que utilizam o próprio Google e seus serviços, como Maps e Play Store.
A novidade, que será implementada nas próximas semanas e apenas nos Estados Unidos, começa com um pequeno grupo, mas deve ser ampliada gradualmente.
A tecnologia analisará padrões de navegação, como termos pesquisados e vídeos assistidos no YouTube, para identificar se o usuário tem menos de 18 anos.

IA detecta se usuário é menor de idade e restringe conteúdo
- A medida faz parte de uma iniciativa anunciada em fevereiro para reforçar a proteção a menores de idade nas plataformas da empresa.
- Se a IA detectar que um usuário é adolescente ou criança, o Google aplicará automaticamente restrições já existentes para perfis infantis.
- Isso inclui desativar a publicidade personalizada, limitar o conteúdo recomendado no YouTube, ativar lembretes de pausa e sono, desabilitar a Linha do Tempo no Google Maps e bloquear o acesso a apps voltados ao público adulto na Play Store.
Leia mais:
- Polícia começa a usar aplicativo do Google para bloquear celulares roubados
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Deep Research” no chatbot
- Como utilizar o Gemini 2.5 Pro, nova versão de IA do Google

Caso a estimativa de idade esteja errada, o usuário poderá contestar enviando uma selfie ou foto de um documento de identidade oficial para comprovar sua maioridade.
Crescem as medidas para proteger crianças na internet
A mudança ocorre em meio a uma crescente pressão de autoridades e reguladores para tornar as plataformas digitais mais seguras para crianças.
Nos EUA, parlamentares têm cobrado medidas mais rígidas das big techs, enquanto o Reino Unido já começou a exigir verificação de idade em diversos serviços online, afetando redes como Reddit, Discord, Bluesky e até o Spotify.

O post Google usará IA para identificar menores e impor restrições online apareceu primeiro em Olhar Digital.