O Google tem uma ferramenta chamada Gems, que permite que usuários criem IAs personalizadas para realizar tarefas. Até agora, essa opção estava disponível apenas no aplicativo do Gemini. Isso mudou: já é possível usar a IA personalizada dentro de outras ferramentas do Workspace, como o Docs, Gmail e Planilhas.
Na prática, o usuário poderá criar um agente de IA que auxilie nas tarefas diárias, como fornecer resumos de e-mails e escrever textos.
Google está ampliando sua IA personalizada
Como falamos, o Gems – versão personalizável da IA do Google – estava disponível apenas dentro do aplicativo do Gemini. Ou seja, a atuação dele ficava restrita àquele ambiente.
A big tech está ampliando o Gems para mais ferramentas do Workspace. Agora, o recurso pode ser acessado diretamente no painel lateral do Google Docs, Slides, Planilhas, Drive e no Gmail. Na prática, será possível criar IAs personalizadas para determinadas tarefas dentro de um desses aplicativos, sem ter que recorrer ao app do Gemini.
Segundo a empresa, isso criar um trabalho mais eficiente e minimiza “solicitações repetitivas”.
No entanto, há um detalhe: as tarefas personalizadas não podem ser criadas dentro dos aplicativos do Workspace, apenas utilizados por lá. É necessário criar a ação dentro do Gemini e ativá-los dentro de cada app, como Docs e Gmail.
O que dá para fazer com a IA personalizada do Google?
Como agora o Gems está ‘embutido’ dentro dos aplicativos, ele se alimenta das informações presentes ali para melhorar sua atuação. Uma das vantagens é que ele consegue se calibrar para realizar as tarefas de um jeito personalizado.
Por exemplo, é possível pedir que a IA escreva um texto diferente para cada situação. Ou resuma e-mails e arquivos. Ou até dê ideias e sugestões personalizadas para cada caso (por exemplo, em um slide de apresentação para uma empresa ou um e-mail).
O Google deu alguns exemplos de como usar a IA personalizada:
- Usar o Gem de copywriting para criar postagens e conteúdo adaptados ao seu público-alvo;
- Usar o Gem para ajudar nas interações de vendas, com base nas informações de uma empresa, cliente potencial ou setor específico;
- Usar o Gem para fornecer resumos de informações relevantes e comunicações internas no Gmail;
- Usar o Gem para testar um tipo de conteúdo para determinada persona ou para criar textos e mensagens mais atraentes para um cliente.
Como usar o recurso?
Como você deve ter notado, o Google citou exemplos voltados para o setor comercial. Isso porque o recurso com a integração nos apps é pago, dentro da assinatura do Workspace.
São quatro opções de planos: Starter, Standard, Plus e Enterprise. Você pode conferir os preços de cada assinatura neste link.
Há também uma versão gratuita do Gemini, mas que não fornece a integração. O Olhar Digital já ensinou como usá-la aqui.
Leia mais:
- Google vai levar o Gemini para a sala de aula; entenda como
- Google One com Gemini: preços e diferenças
- 5 dicas para usar o Flow, software do Google para gerar vídeos
A atualização começou a ser implementada já nesta semana, mas, segundo o Google, pode levar “mais de 15 dias” para ser disponibilizada.
O post Google: você já pode criar uma IA personalizada para te ajudar nas tarefas diárias; veja como apareceu primeiro em Olhar Digital.