O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (7), o projeto-piloto do “Defesa Civil Alerta”, um inovador sistema de alertas de desastres no Brasil. O sistema foi desenvolvido em parceria entre os ministérios das Comunicações (MCom) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além da Anatel e quatro grandes operadoras de telefonia.
O funcionamento do sistema envolve o uso da rede de telefonia celular para enviar alertas sonoros e vibratórios que se sobressaem a qualquer conteúdo na tela, mesmo em celulares no modo silencioso.
A partir do dia 10 de agosto, o sistema será testado por 30 dias em 11 municípios:
Roca Sales (RS)
Muçum (RS)
Blumenau (SC)
Gaspar (SC)
Morretes (PR)
União da Vitória (PR)
São Sebastião (SP)
Cachoeiro do Itapemirim (ES)
Indianópolis (MG)
Petrópolis (RJ)
Angra dos Reis (RJ)
Após o período de testes, o sistema será expandido gradativamente para todo o país.
A gente está aqui anunciando o início dos testes que acontecerão durante um mês. Depois a gente vai poder anunciar a implementação do sistema em todo o País, que será gradativo. É um sistema moderno, ágil. Devemos nos valer de todas as possibilidades de preparar as pessoas para lidar com a situação de risco, seja físico ou patrimonial.
Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
Detalhes da tecnologia do Defesa Civil Alerta
O “Defesa Civil Alerta” complementa outras ferramentas de alertas de emergência já utilizadas no Brasil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
Utilizando o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, conhecido internacionalmente como alerta de emergência sem fio, o novo sistema envia mensagens de texto para os celulares em áreas de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, além de desastres causados pelo homem.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explicou os cinco eixos da Defesa Civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O “Defesa Civil Alerta” está inserido no eixo de preparação, que envolve a criação de sistemas de alerta e alarme para evitar a perda de vidas e minimizar danos econômicos, ambientais e sociais.
Funcionamento do sistema
A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. Os alertas são emitidos em tempo real pelas Defesas Civis competentes dos municípios e estados para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G.
As mensagens de alerta aparecerão sobrepostas ao conteúdo que estiver sendo acessado no celular, e, dependendo da gravidade, será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene.
A conselheira da Anatel, Cristiana Camarate, destacou que a implementação do sistema foi possível graças à parceria entre Anatel, Cenad, ministérios e operadoras de telefonia (Claro, TIM, VIVO e Algar Telecom).
A tecnologia segue os melhores padrões internacionais, como os utilizados nos Estados Unidos e Japão, e visa garantir agilidade em momentos cruciais de desastres, onde a rapidez do comunicado pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Leia mais:
Tragédia no RS: entenda a PL que busca criminalizar desinformação em calamidades
O que acontece se você ligar 911 no Brasil? A Anatel explica
Impacto e exportação da tecnologia
O ministro Paulo Pimenta destacou a possibilidade de exportação da tecnologia para outros países da América do Sul e América Latina, que também enfrentam realidades similares de desastres naturais.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, reforçou a importância da inovação para a segurança da população, mencionando que a rapidez na comunicação de desastres é crucial.
Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC)
O novo sistema será acompanhado do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), que estabelecerá orientações e estratégias de atuação da Defesa Civil até o ano de 2040. Este plano será entregue à sociedade brasileira antes da reunião da cúpula do G20 pelo presidente Lula.
O post Governo brasileiro lança novo sistema de alertas de desastres apareceu primeiro em Olhar Digital.