Home Variedade Governo de São Paulo notifica usuários de celulares roubados

Governo de São Paulo notifica usuários de celulares roubados

by Fesouza
3 minutes read

Pessoas que estão com celulares que possuem queixa de roubo registrada no Estado de São Paulo começaram a ser notificadas sobre a posse de um aparelho com restrição, conforme anunciou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) na terça-feira (2). Os alertas fazem parte da nova fase do programa SP Mobile.

Cerca de 700 avisos devem ser emitidos nesta etapa, que também prevê a realização de diligências em endereços espalhados por todo o estado. O objetivo é recuperar os aparelhos que foram alvo de furto ou roubo e voltaram a ser ativados por terceiros, com uma boa parte deles não sabendo da procedência ilícita, segundo o órgão.

policia-civil-apresenta-celulares-roubados
A Secretaria encaminhou cerca de 700 notificações para usuários de celulares roubados ou furtados no estado de São Paulo. (Imagem: SSP-SP/Divulgação)

Como funciona o alerta do programa SP Mobile?

Nesta nova fase da iniciativa, a SSP encaminhou os alertas para os celulares com queixa criminal que foram reativados. A identificação de tais aparelhos se deu por meio do cruzamento de dados de boletins de ocorrência e informações repassadas pelas operadoras de telefonia móvel.

  • As pessoas notificadas terão até três dias úteis após o recebimento da comunicação para comparecer ao endereço informado na mensagem;
  • Quem receber o alerta deverá entregar o aparelho voluntariamente no local indicado, enquanto o não atendimento ao chamado poderá resultar em problemas;
  • Se a pessoa não responder à intimação dentro do prazo, se tornará alvo da segunda fase da operação, como explicou a Secretaria;
  • Os dados dela serão compartilhados com as equipes da Polícia Civil, que poderão realizar diligências para a busca e apreensão do aparelho.

Além disso, quem estiver em posse do celular com registro de furto ou roubo será conduzido pelos policiais à delegacia. É possível que essa pessoa responda criminalmente por receptação, dependendo das circunstâncias apuradas em cada caso.

“Pela primeira vez, a ação de notificação e recuperação de aparelhos deixa de ser pontual e passa a abranger todo o território paulista de forma simultânea. Além disso, o aprimoramento contínuo do sistema SP Mobile permite uma identificação em massa e muito mais precisa dos atuais possuidores, tornando a operação mais eficiente e assertiva”, explicou o coordenador do programa, Rodolfo Latif Sebba.

celular-na-bolsa
Em muitos casos, as pessoas que ativaram os celulares não sabem do histórico de roubo, segundo a SSP. (Imagem: Getty Images)

Quantos aparelhos já foram recuperados?

Lançado em junho deste ano, o programa SP Mobile contribuiu para a recuperação de aproximadamente 3,5 mil celulares, segundo a SSP. Deste total, cerca de 52% foi devolvido às vítimas, o que reforça a importância de registrar o boletim de ocorrência.

“Reforçamos a importância de sempre registrar o boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, incluindo o número do IMEI do celular. É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, ressaltou o delegado.

O projeto é o primeiro a integrar todas as ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de telefones de maneira organizada em São Paulo, fortalecendo o combate ao crime organizado.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as últimas notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais com os amigos.

You may also like

Leave a Comment