Home Variedade Governo determina recolhimento de quatro lotes de feijão mofado; veja marcas

Governo determina recolhimento de quatro lotes de feijão mofado; veja marcas

by
3 minutes read

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento de quatro lotes de feijão pela presença de grãos impróprios para consumo. Os produtos eram das marcas Da Mamãe e Sanes.

Leia mais:

Tecnologia promete transformar resíduos plásticos em comidaSalame: teste aponta contaminantes em produtos de SPComo ganhar dinheiro com Instagram: 7 maneiras diferentes

Impróprios para consumo

Os feijões foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, e estavam mofados e “ardidos”.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o grão é “ardido” quando é possível perceber a fermentação na parte interna, causada por umidade ou calor em excesso. Esses grãos podem ser consumidos até certo ponto. Porém, quando ultrapassarem o limite de 15%, indicam que o produto está impróprio para consumo.

Segundo o governo, os feijões estragados podem apresentar riscos à saúde pela presença micotoxinas, que causam intoxicações alimentares e reações alérgicas.

Pronunciamento do Ministério

O Ministério da Agricultura e Pecuário se pronunciou em um comunicado.

O Ministério da Agricultura ressalta ainda a importância que os consumidores verifiquem se possuem algum pacote de feijão das marcas e lotes mencionados em suas residências ou restaurantes. Caso tenham adquirido esses produtos, o consumo deve ser interrompido imediatamente e o consumidor deve entrar em contato com o comércio onde foi adquirido para o procedimento de devolução ou descarte adequado.

O Ministério recomendou que clientes confiram o lote dos produtos adquiridos nas regiões afetadas (Foto: Shutterstock)

Lotes de feijão impróprios para consumo

Lote 6 do feijão preto da marca Da Mamãe.Lote 51 do feijão cores da marca Da Mamãe.Lote 030423 do feijão preto da marca Sanes.Lote 080323 do feijão preto da marca Sanes.

Outros casos

No final de março, outro caso chamou a atenção dos consumidores: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de maionese Fugini em estoque na fábrica de Monte Alto, em São Paulo.

A inspeção da Anvisa no local identificou falhas relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, além da falta de controle de pragas, rastreabilidade, entre outros.

A Fugini destacou, em um post de Instagram, que não haveria recall de produtos comercializados. Desde então, a empresa continua no radar dos consumidores por outras infrações.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Governo determina recolhimento de quatro lotes de feijão mofado; veja marcas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment