A Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), responsável por administrar prédios do governo federal dos Estados Unidos, anunciou que irá desativar todas as estações de recarga de veículos elétricos sob sua gestão em todo o país. A decisão se baseia no argumento de que esses pontos de carregamento “não são essenciais para a missão” da agência.
Além da desativação das estações de recarga, a GSA também pretende se desfazer de veículos elétricos recentemente adquiridos. A agência administra frotas de automóveis do governo, incluindo cerca de 650 mil veículos, dos quais mais da metade estavam previstos para substituição por modelos elétricos, conforme plano da gestão anterior. As informações são do portal The Verge.
Estações de recarga serão desligadas em breve
Atualmente, a GSA opera centenas de estações de carregamento, com aproximadamente 8 mil tomadas disponíveis para veículos oficiais e automóveis particulares de servidores federais. No entanto, a instrução para iniciar a desativação será comunicada internamente na próxima semana. Alguns escritórios regionais já receberam ordens para iniciar o processo, segundo um e-mail obtido pelo The Verge.
No documento, a GSA informa que está ajustando seus serviços de acordo com as diretrizes da administração atual e que os contratos de rede que mantêm as estações operacionais serão cancelados. Após o cancelamento, as estações serão desativadas e “desligadas no disjuntor“. Nenhum veículo, seja oficial ou particular, poderá mais utilizar os pontos de recarga.
Funcionários do escritório da GSA em Denver foram informados de que os carregadores de quatro prédios federais na cidade serão desativados na próxima semana. A informação foi divulgada primeiramente pela Colorado Public Radio.
Mudança na política ambiental dos EUA
- A decisão da GSA marca uma reviravolta na política adotada na administração anterior, que buscava reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio da eletrificação da frota federal.
- O Plano de Redução de Emissões do Governo Federal previa a substituição progressiva de veículos a combustão por elétricos, além da expansão da infraestrutura de recarga.
- O governo do ex-presidente Joe Biden havia reservado US$ 975 milhões para modernizar prédios federais e implantar tecnologias sustentáveis, incluindo carregadores para veículos elétricos.
- Até março de 2024, a GSA havia encomendado mais de 58 mil veículos elétricos e instalado 25 mil pontos de recarga, além dos 8 mil já existentes.
- Porém, o mapa interativo que mostrava a localização das estações de recarga administradas pela GSA foi removido do site da agência em fevereiro deste ano.
Venda de prédios federais e incerteza sobre os veículos elétricos
Com a mudança de administração, além de desativar as estações de recarga, a GSA também planeja vender cerca de 500 prédios federais. A informação foi divulgada pela revista Wired.
Quanto aos veículos elétricos adquiridos pelo governo, ainda não está claro se eles serão vendidos ou apenas armazenados. Tampouco se sabe se outras agências federais seguirão o mesmo caminho em relação à sua infraestrutura de recarga.
Impactos ambientais e políticos
Nos Estados Unidos, os transportes representam aproximadamente 28% de todas as emissões de gases do efeito estufa, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês). Veículos a combustão interna geram poluição atmosférica e contribuem para mudanças climáticas, intensificando eventos extremos como incêndios florestais, furacões e enchentes.
O atual governo federal dos EUA tem promovido uma abordagem diferente, incluindo o cancelamento de incentivos para a compra de veículos elétricos e a revogação de programas que estimulavam a infraestrutura de recarga. Esse movimento contrasta diretamente com as políticas climáticas anteriores, que buscavam incentivar a transição para energias mais limpas no setor de transportes.
A GSA ainda não se manifestou oficialmente sobre as críticas e impactos dessa decisão, mas as mudanças indicam um retrocesso nas metas de sustentabilidade ambiental nos Estados Unidos.
O post Governo dos EUA desativa estações de recarga de veículos elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.