O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou um site que lista os criminosos mais procurados do país, divididos por estados. Chamado de Projeto Captura, os elementos que aparecem na plataforma foram selecionados por dados fornecidos pelos órgãos de segurança de cada estado, e será atualizado conforme as capturas.
Com uma interface simples e de rápida compreensão, a plataforma tem uma clara inspiração em outros sites de mesmo propósito, como o dos mais procurados pelo FBI. Logo ao entrar na página, já aparecem inúmeros criminosos fugitivos, com nome completo, foto, data de nascimento, CPF, apelido, e estado onde atuam.
Para chegar até estes criminosos, o MJSP utilizou informações detalhadas fornecidas pelos estados brasileiros. Dentre os parâmetros utilizados estão a gravidade do crime cometido, natureza da ação, participação com grupos e organizações criminosas, existência de mandados de prisão e seu nível de atuação interestadual.
Um dos pontos mais interessantes sobre o site do Projeto Captura é a possibilidade de usar um mapa interativo. Ao rolar a página, há um mapa do Brasil onde o usuário pode clicar no estado de interesse, e será direcionado para outra página que contém todos os procurados por crimes naquela área.
Grandes nomes do crime aparecem no site
Ao todo, a plataforma do Projeto Captura conta com 216 foragidos, e o grande propósito do governo é sufocar a atuação do crime organizado. A expectativa é que com uma plataforma de mais fácil acesso, pessoas que tenham algum tipo de informação útil sobre os procurados possam entrar em contato com as autoridades para facilitar as prisões.
- Em estados como o do Rio de Janeiro há criminosos que repercutiram nacionalmente, como Doca, um dos chefes do Comando Vermelho;
- Já em São Paulo, por exemplo, André do Rap encabeça a lista, foragido há cinco anos e procurado até pela Interpol por conta do seu envolvimento com o PCC;
- A página também possui uma seção com algumas das notícias recentes mais importantes sobre operações contra organizações criminosas;
- Na listagem dos criminosos, cada estado tinha direito de indicar até oito nomes para integrarem a lista de procurados;
- O Projeto Captura faz parte do Programa Captura, que visa identificar e localizar criminosos com alto nível de periculosidade;
- Uma célula operacional da organização será instalado no Rio de Janeiro, para auxiliar na prisão de foragidos;
- A exibição dos nomes só foi possível graças à Portaria nº. 570, que instituiu critérios para divulgação da Lista dos Procurados do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Quem possuir informações sobre os criminosos listados no Projeto Captura e até de outros elementos foragidos da justiça, pode denunciar pelo canal 187 do Disque Denúncia. Todo o processo é totalmente anônimo, sem a divulgação do nome do denunciante, e basta que o mesmo informe ao atendente que o alvo da denúncia está na lista dos mais procurados pelo MJSP.
Quer acompanhar novidades sobre segurança, golpes, plataformas do governo e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.