Governo vai ofertar 10 mil bolsas de estudo na área de jogos digitais e eSports

Um novo programa do governo brasileiro vai capacitar 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social nos setores de jogos digitais e eSports. A iniciativa foi confirmada na última terça-feira (2) pelo Ministério do Esporte e marca uma mudança no rumo de opiniões anteriores da pasta sobre o tema.

O projeto envolve uma parceria com a UNIFATECIE, um centro universitário situado no Paraná, que ainda está estruturando os cursos com objetivo de lançá-los em novembro deste ano. Os estudantes serão incentivados a ingressar na área não exatamente como atletas, mas em áreas que incluem a criação de conteúdo digital.

A ideia é oferecer cursos online gratuitos “com foco técnico, comportamental e linguístico” aos beneficiados com as bolsas, enquanto o conteúdo envolverá “habilidades práticas e especializadas” para que os bolsistas ingressem na indústria. Por enquanto, não há mais detalhes sobre qual será a grade curricular ou as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A assinatura do programa de parcerias envolveu representantes do governo e da instituição de ensino. (Imagem: Mariana Raphael/Ministério do Esporte)

“Os jovens terão acesso a diferentes temáticas relacionadas ao universo dos games, ampliando oportunidades, estimulando o desenvolvimento de novas competências e consolidando os esportes eletrônicos como ferramenta de inclusão e inovação”, comentou Marcio Zuba, que é diretor da divisão de eSport do Ministério.

O secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do MESp, Giovanni Rocco, detalhou alguns dos objetivos do curso. “Não é aprender jogar videogame, é aprender como entrar nessa cadeia produtiva do eSport. Será uma forma de a gente se conectar com as novas gerações, hoje completamente conectadas com eSport”, explica.

Como são as bolsas do governo em eSports

De acordo com o ministro do Esporte, André Fufuca, o programa é um pedido do presidente Lula — que sancionou no ano passado o Marco Legal dos Games, que incluía iniciativas de capacitação e políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho — e deve estimular os estudantes de forma similar ao impacto já conhecido de modalidades esportivas tradicionais. Para o ministro, a ideia é aproveitar o potencial dos jogos digitais para “enfrentar estereótipos e normas sociais adversas, promover a saúde e o bem-estar, facilitar o acesso à educação e fomentar habilidades“.

A capacitação no setor de jogos digitais da UNIFATECIE será feita por meio de cursos online de ensino à distância (EAD) com abrangência nacional, ou seja, aberta para pessoas de todo o Brasil.

A seleção de bolsas dará prioridade para estudantes da rede pública de ensino entre 15 a 29 anos, integrando as classes C, D e E. Ela também prioriza a diversidade e inclusão, com incentivos para pessoas negras, mulheres e com deficiência (PCDs). Até o momento, não há informações sobre como solicitar o benefício.

Tem interesse em ingressar nessa indústria? Confira algumas opções para estudar desenvolvimento de jogos e futuramente trabalhar nessa área no Brasil.

Related posts

O Sobrevivente: Novo filme com Glen Powell muda de nome no Brasil após reclamações

Vírus invade webcam e rouba imagens para chantagem sexual

Musk pode ganhar pacote salarial recorde de quase US$ 1 trilhão da Tesla