Governo vai usar IA para acelerar julgamento de processos tributários

O governo brasileiro tem apostado no uso da inteligência artificial. O exemplo mais recente disso é uma IA desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e que começará a ser utilizada pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) neste ano.

Batizada de Iara, a tecnologia vai dar maior celeridade ao julgamento de casos pelo órgão. A ferramenta vai atuar analisando o cumprimento de requisitos, elaborando resumos e até indicando a jurisprudência e legislação possível de ser aplicada em cada caso.

Redução considerável dos prazos de análises

A IA será treinada com bases e parâmetros do próprio Carf. Para isso, serão usados de cerca de 500 mil julgamentos, súmulas do conselho e entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

IA vai analisar base de dados do próprio Carf (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Um dos principais objetivos do uso da tecnologia é reduzir o tempo de tramitação dos processos. A expectativa é de que os prazos possam ser reduzidos de seis anos para um ano, especialmente em casos de matérias repetitivas e com entendimento já consolidado no tribunal administrativo.

O sistema ainda precisa ser homologado e suas diretrizes devem ser publicadas em breve em uma portaria do governo. Este documento também deve se debruçar sobre as regras de como os conselheiros podem utilizar a inteligência artificial.

Leia mais

Ferramenta não vai substituir servidores humanos (Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock)

IA não vai sugerir votos ou julgar processos

  • De acordo com o presidente do Carf, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, a utilização da IA não tem como objetivo substituir o julgador dos casos.
  • A ideia, segundo ele, “não é um robô para decidir os processos.
  • Todo o processo vai continuar sendo julgado por um conselheiro, e a responsabilidade final será deste funcionário.
  • O presidente da entidade ainda explica que a inteligência artificial não vai sugerir votos para os julgadores, funcionando apenas como uma assistente que fornecerá subsídios técnicos para a análise dos casos.
  • As informações são do Jota.

O post Governo vai usar IA para acelerar julgamento de processos tributários apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Show polêmico de Bad Bunny no Super Bowl já está disponível online! Assista aqui

Apple bane downloads de chats anônimos e aleatórios na loja do iPhone

Review: Nioh 3 é a consolidação de uma fórmula já afiada