O lançamento do ChatGPT-5 na última semana trouxe algo que a OpenAI não havia visto nas versões anteriores: críticas massivas dos usuários, que esperavam uma evolução em relação à versão 4 (algo que muitos dos que testaram não perceberam). Agora, em uma atualização publicada no X na última sexta-feira (15), a OpenAI afirma ter deixado o chatbot mais “amigável”.
“Estamos tornando o GPT-5 mais acolhedor e amigável, com base no feedback de que ele parecia muito formal antes. As mudanças são sutis, mas o ChatGPT deve parecer mais acessível agora”, disse a empresa na rede social.
“Você notará pequenos toques genuínos, como ‘Boa pergunta’ ou ‘Ótimo começo’, sem soar como bajulação. Testes internos mostram que não houve aumento de comportamento bajulador em comparação com a personalidade anterior do GPT-5”, completa a nota.
Lançamento controverso do GPT-5
A atualização do GPT-5 gerou críticas entre os usuários, especialmente por remover temporariamente a versão anterior, GPT-4o, considerada mais “calorosa” e próxima do perfil esperado pelos usuários. Pouco antes do jantar, a OpenAI lançou uma atualização para reintroduzir o modelo antigo como opção para assinantes pagos, decisão tomada por Sam Altman, CEO da OpenAI após protestos no Reddit e no X.
Leia mais:
- Fala AI: o GPT-5 deu errado?
- Top 3: Brasil é um dos países que mais usa ChatGPT no mundo; veja as principais utilidades
- Deu briga! Elon Musk e Sam Altman trocam acusações no X
O CEO da OpenAI estimou que menos de 1% dos usuários desenvolvem uma relação emocional considerada não saudável com o ChatGPT, mas ressaltou que a empresa realiza reuniões frequentes para analisar o impacto psicológico da plataforma. Altman detalhou que existem usuários que veem o ChatGPT como um parceiro virtual, enquanto centenas de milhões de outros utilizadores apenas se acostumaram com certas respostas de validação e suporte.
Crescimento massivo da OpenAI
O ChatGPT quadruplicou sua base de usuários em um ano, alcançando mais de 700 milhões de pessoas semanalmente. Altman projeta que bilhões de usuários poderão interagir com a plataforma diariamente em breve, colocando o ChatGPT na rota de se tornar o terceiro maior site do mundo, atrás apenas de Instagram e Facebook.
O post GPT-5 está ficando mais amigável e acolhedor após críticas, diz OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.