O ChatGPT tem um novo “cérebro”: o GPT-5, anunciado pela OpenAI na quinta-feira (07). Atualmente, a plataforma de inteligência artificial (IA) da OpenAI faz parte da Apple Intelligence. Então, quando o novo modelo vai aparecer em iPhones, iPads e Macs?
A Apple informou que o ChatGPT vai passar a usar o GPT-5 na Apple Intelligence nos novos sistemas operacionais iOS 26 (iPhone), iPad OS 26 e macOS Tahoe 26, segundo o 9to5Mac. E espera-se que eles sejam lançados em setembro.
Até lá, quando você acionar o ChatGPT por meio da Apple Intelligence, saiba que ainda estará usando o modelo GPT-4o.
No entanto, já dá para usar o GPT-5 em aparelhos da Apple se for por meio do aplicativo do ChatGPT, constatou o Olhar Digital em testes.
ChatGPT no Apple Intelligence é opcional; relembre como funciona
Usar o ChatGPT por meio da Apple Intelligence é uma escolha do usuário. Ou seja, é opcional. Se você permitir essa integração, poderá aproveitar funções como:
- A Siri pode acessar o ChatGPT para responder perguntas de forma mais útil e completa;
- ChatGPT pode ajudar na criação de textos ou imagens a partir de descrições simples;
- Inteligência visual, que usa a câmera para ajudar você a aprender mais sobre lugares e objetos ao seu redor (bem parecido com o Google Lens).

A Apple diz proteger a privacidade de quem usar o ChatGPT por meio da Apple Intelligence. Ela oculta o endereço IP e impede que a desenvolvedora do chatbot armazene as solicitações feitas. Caso conecte sua conta OpenAI, valerá a política de dados da empresa.
Além do GPT-5, a OpenAI anunciou dois grandes modelos de linguagem abertos – incluindo um que roda em Macs com processadores da Apple. A empresa também anunciou mudanças para incentivar o uso mais saudável do ChatGPT.
GPT-5 deixa Copilot, IA da Microsoft, mais inteligente
A Microsoft vai colocar o novo “cérebro” do ChatGPT no Copilot, sua plataforma de IA. Assim como a OpenAI disponibilizou o GPT-5 gratuitamente para usuários do ChatGPT, o Copilot terá acesso gratuito ao GPT-5.

O GPT-5 chegou com quatro variantes:
- Gpt-5: Projetado para lógica e tarefas em múltiplas etapas;
- Gpt-5-mini: Uma versão leve para aplicações com restrição de custo.
- Gpt-5-nano: Otimizado para velocidade e ideal para aplicações que exigem baixa latência.
- Gpt-5-chat: Projetado para conversas avançadas, naturais, multimodais e sensíveis ao contexto, voltado para aplicações corporativas.
O novo modo inteligente do Copilot permite que o assistente de IA alterne automaticamente entre modelos para oferecer raciocínio mais profundo ou respostas rápidas, dependendo da tarefa. O mesmo acontece no ChatGPT.
Leia mais:
- Entrevista: GPT-5, o novo ‘cérebro’ do ChatGPT
- Quer um secretário particular? Aprenda a usar o modo agente do ChatGPT
- 5 dicas para fazer brainstorming no ChatGPT
O GPT-5 também vai fazer parte de outros serviços, como Microsoft 365 Copilot, Azure AI Foundry e GitHub Copilot. O novo modelo da OpenAI vai integrar um “modo inteligente” do Copilot.
Usuários do Microsoft 365 Copilot terão acesso ao GPT-5 a partir desta quinta. E o GitHub vai trazer o GPT-5 para os planos pagos do GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores experimentem as melhorias na geração de código proporcionadas pelo novo modelo da OpenAI.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post GPT-5: novo ‘cérebro’ do ChatGPT vai chegar à Apple Intelligence em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.