Home Variedade GPT-5: OpenAI pode lançar novo ‘cérebro’ para o ChatGPT nesta semana

GPT-5: OpenAI pode lançar novo ‘cérebro’ para o ChatGPT nesta semana

by Fesouza
5 minutes read

A OpenAI tem dado indícios de que vai lançar o GPT-5, próximo “cérebro” para o ChatGPT, em breve. E esse “em breve” pode significar “algum dia dessa semana” se olharmos para postagens recentes de figurões da empresa.

Boris Power, que chefia a parte de pesquisa aplicada na OpenAI, postou no X nesta segunda-feira (04): “Animado para ver como o público vai receber o GPT-5!”

O CEO da OpenAI, Sam Altman, postou (também no X) no domingo (03): “Pantheon é uma série muito boa!”. “Ok, o que o anime tem a ver com o ChatGPT?”, você talvez tenha pensado agora.

É que um usuário perguntou: “o GPT-5 que recomendou [a série]?”. E Altman respondeu: “Pior que sim!”.

A resposta trazia uma captura de tela de uma (suposta) conversa do CEO com o ChatGPT na qual ele pediu indicações de séries “cabeçudas” sobre IA. Pantheon aparecia no topo. E “ChatGPT 5” aparecia no canto superior esquerdo. Veja abaixo:

Captura de tela de postagem de Sam Altman mostrando GPT-5
CEO da OpenAI, Sam Altman, postou conversa com ChatGPT 5 no X (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

“A OpenAI adora lançar novidades às quintas-feiras”, observou Tom Warren numa nota publicada na página inicial do site The Verge. Vem aí?

O que esperar do ChatGPT 5?

O GPT-5 está sendo discutido desde 2024, com expectativa de chegar ao público em meados de 2025. Agora, a expectativa é que o modelo seja lançado no início de agosto, já nos próximos dias.

Apesar da OpenAI ter revelado poucos detalhes sobre o novo “cérebro” do ChatGPT, já sabemos que o GPT-5 terá um “nível de inteligência superior”, mais integração e funcionamento simplificado em relação a outros modelos da desenvolvedora.

Confira o que sabemos (e o que esperar) sobre o próximo lançamento da OpenAI na coluna Fala AI da semana passada, com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.

Leia mais:

Espionagem? Anthropic bloqueia OpenAI por usar Claude para melhorar ChatGPT

A Anthropic cortou o acesso da OpenAI ao seus modelos de inteligência artificial (IA) Claude, segundo fontes ouvidas pela revista Wired.

claude
Anthropic disse que a equipe técnica da OpenAI usava o Claude Code para aperfeiçoar o GPT-5 (Imagem: gguy/Shutterstock)

A decisão veio após relatos de que a desenvolvedora do ChatGPT estaria usando o Claude para comparações internas com seus próprios modelos, incluindo testes de desempenho em tarefas como programação, escrita e segurança.

De acordo com Christopher Nulty, porta-voz da Anthropic, a equipe técnica da OpenAI usava o Claude Code – ferramenta de programação com IA da empresa – antes do lançamento do GPT-5.

Fontes indicam que a OpenAI conectava o Claude a ferramentas internas usando acesso de desenvolvedor (API), ao invés da interface convencional de chat.

Isso permitia testes detalhados para comparar o desempenho do Claude com os modelos próprios da OpenAI, tanto em tarefas criativas quanto em segurança.

Esses testes também incluíam análises de como o Claude reagia a comandos sensíveis, como temas relacionados a abuso infantil, automutilação e difamação.

  • As comparações permitiam à OpenAI ajustar seus próprios modelos com base nas respostas observadas.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

O post GPT-5: OpenAI pode lançar novo ‘cérebro’ para o ChatGPT nesta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment