A Avast anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade para o famoso antivírus Avast Security. Os recursos, chamados de Scam Guardian e Scam Guardian Pro, utilizam inteligência artificial como uma espécie de assistente diário, além de proteção contra golpes de email.
- Um dos principais recursos das funcionalidades é o Web Guard, que usa telemetria e IA treinada em sites acessos frequentemente para detectar golpes ocultos;
- Há também o assistente Avast, que fornece proteção semanal contra sites suspeitos, mensagens via SMS, emails, links e ofertas;
- A companhia indica que o assistente oferece um “diálogo aberto” com os usuários, dando orientações e respondendo dúvidas sobre os golpes.
- O Scam Guardian está integrado na versão grátis do programa, o Avast Free Antivirus, enquanto o Scam Guardian Pro é vinculado ao Avast Premium Security.
Contudo, o recurso mais interessante é o Email Guard, que utiliza IA para entender o contexto dos emails e significados das palavras para detectar golpes. Segundo a empresa, isso possibilita encontrar golpes e scam antes mesmo deles serem abertos. O Scam Guardian conta com todas essas opções, exceto o Email Guard, exclusivo da versão Pro.

As novas ferramentas Scam Guardian e Scam Guardian Pro estão disponíveis gratuitamente no Avast Free Antivirus, versão gratuita do software de proteção digital. O programa pode ser baixado no site oficial da Avast.
Crimes cibernéticos crescem cada vez mais
A Avast explica que o lançamento das ferramentas tem relação com o ritmo acelerado de tecnologias de IA usadas por cibercriminosos. “Os atuais golpes não são mais grosseiros ou óbvios — eles são personalizados, direcionados e aprimorados por IA, tornando cada vez mais difícil distinguir a verdade da decepção”, diz Leena Elias, CPO da Gen (Empresa-mãe da Avast)
Conforme o Relatório de Ameaças do Primeiro Trimestre de 2025 da Gen, o número de registros pessoais vazados aumentou mais de 180% entre janeiro e março. Neste período, as denúncias contra golpes de phishing cresceram 466% em relação ao trimestre passado.
Uma reportagem recente sugere que estelionatários estão usando até mesmo a propaganda direcionada do Google para fazer vítimas em emails de empresas, como os Correios.
Para mais informações sobre segurança, fique de olho no site do TecMundo e esteja bem protegido.