Gripe aviária é registrada em vacas leiteiras pela 1ª vez e causa alerta

O mais recente surto de gripe aviária vem preocupando autoridades do mundo todo há alguns meses. Mas a crise sanitária pode ter assumido proporções maiores após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmar que o vírus H5N1 infectou vacas leiteiras nos estados do Texas e Kansas.

Leia mais

Primeiras mortes de pinguins por gripe aviária são registradas perto da AntárticaConfirmada a primeira morte de urso polar por gripe aviáriaGripe aviária é registrada em Galápagos pela 1ª vez; entenda a preocupaçãoGripe aviária: H5N1 se adapta às células mamíferas e alerta especialistasEspecialistas alertam que o vírus está se espalhando pelo mundo todo (Imagem: StanislavSukhin/Shutterstock)

Primeiro caso de gripe aviária é registrado em vacas

As agências federais e estaduais dos EUA estão promovendo novos testes e fazendo o sequenciamento do genoma viral para entender como a infecção foi possível. Se confirmado, esse seria o primeiro registro de gripe aviária em vacas no mundo.

Para a Organização Pan-Americana da Saúde, a ocorrência de casos da doença em outros animais, como em mamíferos, acende um alerta.

A principal preocupação é que o vírus possa apresentar adaptabilidade a diferentes espécies, especialmente mamíferos que podem ser biologicamente mais próximos dos seres humanos.

Ottorino Cosivi, da Organização Pan-Americana da Saúde

Cuidados com a gripe aviária

Para evitar a disseminação acelerada do vírus, o órgão recomenda o monitoramento constante do H5N1.

O diagnóstico nas vacas acontece logo após a confirmação da primeira morte de um urso polar pela gripe aviária. Além disso, pinguins foram vítimas da doença na Antártica. Segundo especialistas, isso comprova que o vírus está se espalhando até em áreas remotas do planeta.

Urso polar morreu recentemente em decorrência da gripe aviária (Imagem: jo Crebbin/Shutterstock)

No Brasil

A gripe aviária é uma doença causada por uma cepa do vírus Influenza (neste caso específico, a H5N1) e circula principalmente entre aves. Além de outros animais, ela também pode infectar humanos (embora não seja transmissível de pessoa para pessoa).O primeiro relato de contágio pela variante H5N1 ocorreu em 1997, em Hong Kong. Atualmente, o Brasil soma 151 casos da doença, sendo 147 identificadas em pássaros e quatro em leões-marinhos.O Ministério da Agricultura afirma que as notificações de influenza aviária não afetam o status do Brasil como um país livre do vírus.

O post Gripe aviária é registrada em vacas leiteiras pela 1ª vez e causa alerta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Wuchang de graça, Life is Strange 2 baratinho e mais! Veja as indicações de games da semana

Artefato da tumba de Tutancâmon está à venda? Entenda a polêmica

Crise ambiental: alga tóxica se espalha por mais de 500 km na Austrália