Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas

O estado de São Paulo está com menos de 40% das crianças vacinadas contra a gripe, conforme divulgou a Agência Brasil. Além delas, a cobertura vacinal para o grupo de gestantes e puérperas aponta uma imunização ainda menor; menos de 30%.

A campanha de vacinação para ambos os grupos começou em maio e se encerra no dia 24 deste mês (junho). De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, os números preocupam, principalmente por estarmos vivendo uma tendência e clima favorável para doenças respiratórias. 

Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas. Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

“É fundamental que os pais e responsáveis levem os filhos para vacinar, evitando casos graves e até óbitos pela doença. Estamos em um período de baixas temperaturas, quando vemos um aumento nos hospitais dos pacientes com doenças respiratórias. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis levem os filhos para vacinar”, disse o gestor. 

A vacina contra a influenza está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Apenas 1 milhão das mais de 2,6 milhões no estado buscaram os postos para se imunizar, ou seja, 39,6%. Já as gestantes e puérperas somam 140 mil pessoas, com 29% deste público vacinado. 

Leia mais! 

Varíola dos macacos: OMS analisa se doença é sexualmente transmissívelParkinson: testes indicam novo medicamento seguro para humanosSão Paulo registra 3° caso de varíola dos macacos

Em São Paulo, o total de vacinados contra a gripe é de 7,5 milhões. Os idosos foram os que mais aderiram à campanha: 60% deles foram vacinados. Os trabalhadores da saúde formam o segundo grupo mais imunizado (50,7%), seguido dos professores (36%). 

Por que tomar a vacina da gripe? 

Segundo a médica infectologista Ana Helena Gremoglio, a realização de campanhas anuais contra a gripe tem basicamente dois motivos. Um deles é o fato de o vírus Influenza ter muitas cepas diferentes, assim como ocorre com o novo coronavírus. 

Outro motivo é o fato de as vacinas contra a gripe não manterem sua eficácia por mais de seis meses. Como o momento de maior circulação do vírus é durante o inverno, em geral as campanhas são lançadas no início do segundo trimestre do ano, em abril ou maio. 

Entenda aqui por que devemos tomar a vacina da gripe todos os anos! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Gripe: São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Dublador de Tanjiro, Natsuki Hanae, fala sobre evolução do personagem até Castelo Infinito

França pede investigação criminal contra TikTok por riscos a jovens

Insônia crônica aumenta em 40% o risco de desenvolver demência, revela estudo