Home Variedade Grok, a IA de Elon Musk, será usada em agências do governo dos EUA

Grok, a IA de Elon Musk, será usada em agências do governo dos EUA

by Fesouza
2 minutes read

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, fechou um acordo para fornecer o Grok para agências do governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito hoje (25) pela Administração de Serviços Gerais (GSA), e o contrato será válido até março de 2027.

O acordo faz parte da iniciativa “OneGov Strategy”, lançada em abril com o objetivo de modernizar e padronizar a aquisição de tecnologias. Com a parceria, as agências poderão usar os modelos de IA do Grok por apenas US$ 0,42 por ano, um valor mais baixo que a oferta anual de US$ 1 feita pela OpenAI para o uso do ChatGPT por órgãos governamentais.

Além da xAI, outras gigantes da tecnologia como Meta, Anthropic e Google também fazem parte da iniciativa, firmando parcerias com o governo americano para disponibilizar suas tecnologias em nível federal.

Em comunicado, Josh Gruenbaum, comissário do Serviço Federal de Aquisições, expressou sua satisfação: “Valorizamos a parceria da xAI com a GSA e a dedicação dos engenheiros para acelerar a adoção do Grok na transformação das operações governamentais”.

Histórico recente controverso

O acordo foi fechado apesar de polêmicas recentes envolvendo falhas de segurança da inteligência artificial de Musk. Em agosto deste ano, mais de 370 mil conversas entre o Grok e seus usuários se tornaram públicas após serem indexadas por mecanismos de busca, como o Google.

No início de setembro, cibercriminosos encontraram uma brecha para ocultar sites fraudulentos no Grok, direcionando usuários a golpes de phishing ou à instalação de malwares.

Além disso, a IA já foi acusada de exibir informações que contradizem as opiniões de Musk. Em agosto, o Grok foi temporariamente retirado do ar após afirmar que os Estados Unidos e Israel cometeram um genocídio em Gaza. A informação foi confirmada pelo próprio chatbot, quando um usuário questionou o motivo da suspensão.

Acompanhe no TecMundo todas as novidades sobre o ChatGPT e os próximos recursos que a OpenAI deve liberar para ampliar a personalização e autonomia da sua inteligência artificial.

You may also like

Leave a Comment