Home Variedade Grok consulta a opinião de Musk para responder sobre temas sensíveis? Entenda a polêmica

Grok consulta a opinião de Musk para responder sobre temas sensíveis? Entenda a polêmica

by Fesouza
5 minutes read

Testes feitos por usuários da rede social X com a inteligência artificial (IA) Grok indicam que, aparentemente, o chatbot agora consulta a opinião de Elon Musk antes de comentar certos assuntos considerados mais complicados. Uma série de postagens na própria plataforma indica que esse é um novo parâmetro da ferramenta.

A situação supostamente ocorre na Grok 4, versão recém-lançada da IA e por enquanto exclusiva para assinantes dos planos Premium do X. Capturas de tela e até vídeos mostram como é o comportamento do serviço ao ser questionado sobre temas como o conflito entre Israel e Palestina, entre outros exemplos que resultam em disputa de opiniões.

Here’s a complete unedited video of asking Grok for its views on the Israel/Palestine situation.

It first searches twitter for what Elon thinks. Then it searches the web for Elon’s views. Finally it adds some non-Elon bits at the end.
ZA
54 of 64 citations are about Elon. pic.twitter.com/6Mr33LByrm

— Jeremy Howard (@jeremyphoward) July 10, 2025

No caminho utilizado para o Grok para “raciocinar” e formular um conteúdo, ele explicitamente mostra que “Considerando as visões de Elon Musk” é uma das etapas, que na prática significa procurar as postagens do perfil do bilionário no X sobre o assunto. 

No caso do atual conflito, segundo um dos materiais compartilhados, o Grok entendeu que Musk “mostra alinhamento com [Benjamin] Netanyahu”, primeiro-ministro israelense, além de “criticar os esquerdistas que apoiam o Hamas”, grupo terrorista e extremista da região de Gaza. Ao clicar nesse passo, é possível ver uma série de publicações de Musk sobre o tema.

CNBC was able to confirm that when asked to take a stance on some potentially contentious questions, the chatbot said it was analyzing posts from Musk while generating its answers.
Um teste feito por um portal de notícias dos Estados Unidos que confirma o raciocínio do Grok. (Imagem: Reprodução/CNBC)

Além das postagens do empresário dono da x.AI, companhia que controla o Grok e o X, a IA também avalia outras contas relevantes e notícias publicadas em portais internacionais. Já ao fazer o mesmo questionamento no Grok 3, que é a versão liberada para usuários que não pagam a assinatura do X, o comando resulta em uma explicação ponderada e até neutra, sem menções ao empresário.

 

Veículos de imprensa como o TechCrunch e a CNBC conseguiram replicar o comportamento da IA do X neste e em outros assuntos. Os testes encontraram evidências de que postagens ou a opinião prévia de Musk sobre um tópico foi considerada na formulação da resposta.

O Grok é mesmo controlado por Musk?

Os experimentos feitos por mais de um usuário indicam que, ao menos por enquanto e envolvendo tópicos polêmicos, a IA do X realmente leva em consideração as opiniões de Musk para formular respostas na versão Grok 4.

O que ainda não foi explicado é o motivo desse parâmetro dentro da cadeia de raciocínios da plataforma: não há provas de que o código do Grok explicitamente traz a indicação de consulta às visões de Musk ou se o próprio chatbot decidiu que, ao pesquisar postagens de pessoas relevantes na rede social, a resposta que passa a ser considerada é a do dono da empresa que o criou. Essa segunda visão é a defendida pelo programador Simon Willison, que compartilhou a tese em seu blog pessoal.

Até o momento, não há pronunciamentos sobre o caso do próprio Musk ou da x.AI. A rede social recentemente também trocou de CEO, com Linda Yaccarino deixando o cargo após dois anos e ainda sem uma pessoa no lugar.

O próprio Grok também acaba de passar por problemas: nos últimos dias, a IA passou a elogiar o ditador nazista Adolf Hitler, mudou o próprio nome para MechaHitler, fez observações antissemitas e incitou violência e discurso de ódio. A plataforma apagou as publicações e disse que corrigiu o modelo após um comportamento “inapropriado”.

Dias antes, Musk revelou que o Grok foi atualizado para “ficar significativamente melhor” ao ser perguntando sobre algumas coisas. A IA anteriormente recebeu críticas de usuários da extrema-direita por ser “woke”, até mesmo adotando uma postura mais progressista sobre certos tópicos.

 

You may also like

Leave a Comment