As recentes demissões na Rockstar Games ganharam novos desdobramentos. Novas informações divulgadas pelo People Make Games, que conversou com desenvolvedores afetados, mostrou a raíz do problema e detalhes que foram compartilhados em um servidor do Discord, causando o corte de aproximadamente 30 funcionários.
Inicialmente, o estúdio havia informado que as dispensas estavam relacionadas ao vazamento de dados, enquanto o sindicato britânico Independent Workers’ Union of Great Britain (IWGB) alegava que os cortes estavam ligados a uma tentativa de organização sindical. O novo material mostra que nenhuma informação de GTA 6 foi vazada, mas que políticas internas teriam sido violadas.
As primeiras discussões sobre o caso surgiram após acusações de que funcionários envolvidos no desenvolvimento de GTA 6 teriam sido penalizados por apoiar a sindicalização. A Rockstar, no entanto, manteve a posição de que as demissões ocorreram por “má conduta grave”.
O novo relatório acrescenta que o compartilhamento de e-mails e diretrizes internas fora do horário de trabalho teria sido o ponto central da investigação que resultou na dispensa de 34 colaboradores no início do mês.
As informações apresentadas também sugerem que a empresa monitorou conversas realizadas em um servidor do Discord usado por funcionários e membros do sindicato. Esse movimento gerou críticas de entidades trabalhistas, que acusam a Rockstar de agir contra discussões legítimas sobre condições de trabalho.
A IWGB reforçou publicamente sua posição e abriu um processo judicial questionando a legalidade das demissões, enquanto a Rockstar não comentou o conteúdo do relatório até o momento.
Funcionários da Rockstar compartilharam informações sigilosas da empresa, mas nada sobre GTA 6
O relatório publicado pelo canal People Make Games indica que o compartilhamento de e-mails internos em um servidor do Discord foi determinante para as demissões dos 34 funcionários da Rockstar.
O veículo afirma ter obtido acesso às mensagens por meio de uma fonte interna que, segundo o repórter, “não faz parte do grupo de demitidos e não integra o sindicato”.
A fonte consultada informou que as discussões no Discord eram majoritariamente voltadas a temas trabalhistas, como salários e mudanças internas, e não envolviam detalhes sobre projetos em desenvolvimento.
Ainda assim, o relatório aponta que, em outubro, funcionários compartilharam no grupo e-mails enviados pela gestão com atualizações sobre políticas do Slack corporativo — mensagens que não deveriam ser acessadas fora do expediente.
O vídeo afirma que um dos participantes do servidor entrou em contato com a gerência para relatar preocupações sobre os debates que ocorriam no Discord.
Esse movimento teria levado o estúdio a iniciar uma investigação interna, que coincidiu com o período que antecedeu as demissões. “O que temos visto repetidamente é que a Rockstar tenta impedir que as pessoas se comuniquem”, disse Alex Marshall, presidente da IWGB, ao People Make Games.
Mudanças na comunicação da Rockstar iniciaram a polêmica
As mudanças no Slack da Rockstar incluíam a remoção de canais considerados não essenciais, além da proibição do uso de emojis e símbolos associados a causas sociais.
Essas alterações foram criticadas no Discord, com funcionários questionando o impacto na moral da equipe. As capturas de tela compartilhadas sugerem que a empresa interpretou as discussões como violações das diretrizes internas.
Segundo o relatório, a Rockstar conseguiu acesso ao servidor do Discord antes de anunciar as demissões. Acredita-se que o estúdio tenha identificado os responsáveis por compartilhar informações internas, interpretando a prática como descumprimento das políticas da empresa.
Representantes da IWGB afirmam que a participação sindical no servidor é legítima e garantida por lei. O material também cita que mais de 200 funcionários da Rockstar assinaram uma carta enviada à direção pedindo explicações sobre o caso.
O tema chegou a ser discutido no Parlamento do Reino Unido, ampliando a pressão sobre o estúdio. A Rockstar se recusou a comentar as alegações apresentadas pela investigação.
Moral da Rockstar estaria no “fundo do poço”, segundo funcionário anônimo
Vale lembrar que recentemente um suposto funcionário da Rockstar relatou em um fórum dedicado à franquia GTA que a moral interna do estúdio “está no fundo do poço” após o adiamento de GTA 6 e as recentes demissões. O relato foi validado por moderadores e descreve um clima de “medo e desmotivação” entre os desenvolvedores.
Segundo o relato, o ambiente nos escritórios estaria silencioso e tenso, com funcionários “evitando conversar entre si por medo de represálias”. O autor também afirma que “aqueles que permanecem trabalham com receio constante de serem os próximos” e que há frustração com a falta de transparência da gestão.
O funcionário ainda descreveu a sobrecarga de trabalho e a ausência de comunicação clara por parte da liderança como fatores que agravaram o desânimo interno. “Quando deveríamos estar animados com o próximo ano, estamos totalmente desmotivados”, escreveu.
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