Home Variedade Guerra comercial derruba número de usuários da Temu nos EUA

Guerra comercial derruba número de usuários da Temu nos EUA

by Fesouza
4 minutes read

A guerra tarifária dos Estados Unidos com o resto do mundo impactou fortemente as movimentações da varejista chinesa Temu em maio. O número de usuários estadunidenses diários na plataforma caiu 58%, segundo a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower. A informação foi divulgada pela Reuters.

A empresa teve de mudar a estratégia de atendimento depois que a Casa Branca encerrou a possibilidade de envio de pacotes de baixo valor sem a cobrança de tarifas. Foi essa prática que garantiu os preços baixos da plataforma por anos no país.

“Embora o ambiente tarifário seja incerto, se o status quo permanecer por um longo período, acreditamos que a ameaça competitiva da Temu continuará a enfraquecer“, disse Simeon Gutman, analista de ações do Morgan Stanley, à Reuters.

Bandeiras de Estados Unidos e China
Mudança da Casa Branca para envio de pacotes de baixo valor afetou compras na Temu (Imagem: Knight00730/Shutterstock)

Promessas…

  • A Temu é controlada pela empresa chinesa de comércio eletrônico PDD Holdings, responsável também pela plataforma doméstica Pinduoduo;
  • As ações do grupo listadas nos EUA caíram 7% após a divulgação dos resultados de vendas no primeiro trimestre do ano;
  • O lucro líquido da PDD caiu 47%, para 14,74 bilhões de yuans (R$ 11,57 bilhões, na conversão direta) no trimestre, ante 28 bilhões de yuans (R$ 21,98 bilhões) no ano anterior, como informou a Reuters na semana passada;
  • Em teleconferência, os executivos disseram que as tarifas criaram pressão significativa para seus comerciantes, mas prometeram manter os preços estáveis e buscar novos modelos de atendimento.
Guerra comercial derruba número de usuários da Temu nos EUA
Comerciantes da Temu estão sendo pressionados por novos encargos (Imagem: Robert Way/iStock)

Leia mais:

Pressão global na Temu

Até então, os comerciantes da Temu eram responsáveis por encomendar e fornecer seus produtos, enquanto a empresa sediada na China gerenciava a maior parte da logística, preços e marketing.

Agora, os vendedores terão de arcar com “tarifas, encargos alfandegários e burocracia” para enviar pedidos individuais da China para armazéns estadunidenses parceiros da Temu, segundo analistas do HSBC.

Guerra comercial derruba número de usuários da Temu nos EUA
Plataforma ainda cresce em mercados fora dos EUA, segundo analistas (Imagem: ArLawKa AungTun/iStock)

Em mercados fora dos EUA, a Temu registrou aumento de usuários ativos, que representam 90% dos seus 405 milhões de clientes mensais globais no segundo trimestre. O aumento cresceu mais rapidamente em mercados menos ricos, segundo os analistas.

O post Guerra comercial derruba número de usuários da Temu nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment