A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é uma das maiores fabricante mundiais de chips semicondutores. Por conta disso, atrai muita atenção de rivais do setor da tecnologia e até de criminosos.
Uma prova disso é a prisão de três pessoas que supostamente roubaram segredos comerciais da empresa. A informação foi confirmada por promotores taiwaneses nesta terça-feira (5), segundo reportagem da Reuters.

Alvo eram os chips de dois nanômetros da empresa
As prisões aconteceram no final de julho. Na oportunidade, uma investigação interna da TSMC revelou que um ex-funcionário e dois trabalhadores da empresa obtiveram ilegalmente informações relacionadas ao chip de dois nanômetros, tecnologia mais avançada da indústria de semicondutores da companhia.
De acordo com o Alto Ministério Público de Taiwan, o trio é acusado de violar a lei de segurança nacional da ilha. Já a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company se limitou a dizer que tomou medidas disciplinares contra os envolvidos e que o caso agora tramita na Justiça.

Não há informações sobre a motivação dos criminosos e nem mesmo se eles agiram sozinhos. Também não está claro se o trio conseguiu repassar as informações sigilosas. Investigações estão em andamento para responder estas dúvidas.
Leia mais
- Guerra dos chips: hackers chineses atacam TSMC
- Chips: TSMC quer priorizar EUA para evitar tarifas de Trump
- Guerra dos chips: TSMC projeta lucro recorde

Disputa pela hegemonia tecnológica mundial
- Além de fomentar a produção nacional de chips e o desenvolvimento da inteligência artificial, o governo dos Estados Unidos tenta impedir o acesso da China aos produtos.
- O movimento tem sido chamado de “guerra dos chips“.
- Pequim foi impedida não apenas de importar os chips mais avançados, mas também de adquirir os insumos para desenvolver seus próprios semicondutores e supercomputadores avançados, e até mesmo dos componentes, tecnologia e software de origem norte-americana que poderiam ser usados para produzir equipamentos de fabricação de semicondutores para, eventualmente, construir suas próprias fábricas para fabricar seus próprios chips.
- Ao mesmo tempo, a Casa Branca anunciou regras com o objetivo de impedir que Pequim tenha acesso aos produtos por meio de países terceiros.
- Recentemente, o governo Trump autorizou a retomada das vendas de alguns chips para a China, caso da Nvidia, mas várias sanções continuam em vigor.
O post Guerra dos chips: três pessoas são presas por roubar segredos da TSMC apareceu primeiro em Olhar Digital.