A atmosfera da Terra conta com aproximadamente 21% de oxigênio. A substância é considerada fundamental para a vida, mas nem sempre foi assim. Foi apenas há cerca de 2,5 bilhões de anos atrás que o oxigênio começou a se acumular em níveis significativos no nosso planeta.
Leia mais
Atmosfera da Terra pode conter pedaço misterioso do Universo
Vida extraterrestre pode ser encontrada na atmosfera de mundos alienígenas
Uma bomba atômica é capaz de consumir atmosfera da Terra?
Grande Evento de Oxigenação
Os cientistas chamam esse fenômeno de Grande Evento de Oxigenação (GOE).
Mas uma nova pesquisa sugere que o acúmulo inicial de oxigênio na Terra não foi tão simples assim.
De acordo com os pesquisadores, o aumento dos níveis de O2 na atmosfera da Terra foi algo dinâmico e durou pelo menos 200 milhões de anos.
Segundo eles, o planeta não estava pronto para ser oxigenada quando a substância começou a ser produzida.
Foi necessário bastante tempo para que a Terra evoluísse biológica, geológica e quimicamente.
O estudo foi publicado na revista Nature.
Relação com o surgimento da vida na Terra?
No passado, a atmosfera e os oceanos foram em grande parte desprovidos de O2. A substância estava sendo produzido por cianobactérias antes do GOE, mas as reservas dela eram rapidamente consumidas e não se acumulavam como hoje.
Durante o trabalho, a equipe se concentrou nas análises dos xistos marinhos do Supergrupo Transvaal da África do Sul. Ao analisar razões isotópicas estáveis de tálio (Tl) e outros elementos, os pesquisadores descobriram evidências de flutuações de que a presença de O2 nos oceanos coincidia com mudanças no oxigênio atmosférico.
Estas descobertas podem ajudar a ciência a entender como se deu o surgimento da vida na Terra. Os cientistas explicam que ainda não se sabe exatamente o que estava acontecendo nos oceanos quando as primeiras formas de vida se originaram e evoluíram.
O post Há bilhões de anos, algo mudou drasticamente a atmosfera da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.