Home Variedade Hackers ameaçam vazar dados roubados de universidade dos EUA

Hackers ameaçam vazar dados roubados de universidade dos EUA

by Fesouza
4 minutes read

Nos últimos dias, alunos, funcionários e afiliados da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, receberam vários e-mails inusitados. Eles supostamente teriam sido enviados pela Escola de Pós-Graduação em Educação (GSE) da instituição.

No entanto, quem disparou as mensagens foi um grupo de hackers. “Temos práticas de segurança terríveis e somos completamente não meritocráticos. Adoramos quebrar regras federais como a FERPA (todos os seus dados vazarão)”.

ilustração mostrando um notebook, com imagens de um envelope simbolizando um e-mail e diversos símbolos de alerta em volta
Vários e-mails com ameaças foram disparados pelos criminosos (Imagem: freepik/Freepik)

Investigação já está em andamento

  • Segundo informações do portal TechCrunch, o porta-voz da Universidade da Pensilvânia, Ron Ozio, afirmou que o caso está sendo investigado internamente.
  • No entanto, ele não confirmou se algum dado foi realmente roubado pelos criminosos.
  • A orientação é que ninguém aceite as condições dos hackers, que exigem a interrupção total das doações para a instituição.
  • Caso isso não aconteça, eles ameaçam vazar as informações.

Leia mais

hacker em frente a um computador
Hackers exigiram o fim das doações para a universidade (Imagem: Ana Luiza Figueiredo via DALL-E / Olhar Digital)

Ataque dos hackers pode ter viés político

O caso ocorre logo depois que a universidade rejeitou a oferta da Casa Branca de assumir compromissos alinhados com a agenda do governo Trump em troca de financiamento federal. O “Pacto para a Excelência Acadêmica no Ensino Superior” exige a abolição das chamadas ações afirmativas, criadas com o objetivo de promover a reparação e a superação das desigualdades sociais.

Os signatários também seriam obrigados a tomar medidas contra quem “pune, menospreza e até estimula a violência contra ideias conservadoras”. Além disso, seria necessário limitar as matrículas de estudantes estrangeiros em 15% e exigir testes padronizados para admissão.

donald trump
Ação pode ter sido motivada por recusa da universidade de assinar pacto proposto pelo presidente Trump (Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock)

Em comunicado, a Universidade da Pensilvânia afirmou que as condições unilaterais do pacto entram em conflito com o ponto de vista, a diversidade e a liberdade de expressão. Ainda destacou que esses são pontos centrais para a forma como as universidades contribuem para a democracia e para a sociedade.

O post Hackers ameaçam vazar dados roubados de universidade dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment