Hackers russos atacam base de petróleo da OTAN

Um grupo de hackers russos que costumam atacar a Ucrânia, foram vistos tentando invadir uma plataforma de refinamento de petróleo localizada em territórios de países da OTAN. O fato chamou a atenção por mostrar que a atuação do grupo está crescendo na medida em que a guerra continua. 

A tentativa de invasão sem sucesso ocorreu no dia 30 de agosto. O grupo, conhecido por diversos nomes, como Trident Ursa, Gamaredon, UAC-0010, Primitive Bear e Shuckworm, foi atribuído pelo Serviço de Segurança da Ucrânia ao Serviço de Segurança russo, segundo o Ars Technica

eia mais:

Gêmeos digitais vão revolucionar os testes clínicosAlém dos charutos: Gangue cubana lucrou mais de US$ 60 milhões com ransomware em 2022Mapa mostra que a emissão de poluentes é diferente do imaginado

Setor de energia

Nos últimos 10 meses, foram mapeados mais de 500 novos domínios e 200 amostras deixadas para trás do grupo em campanhas de spear phishing tentando infectar alvos com malware para roubo de informações. Eles utilizavam, principalmente, e-mails em ucraniano como iscas, mas já foi relatado em inglês também. 

“Avaliamos que essas amostras indicam que o Trident Ursa está tentando aumentar sua coleta de inteligência e acesso à rede contra aliados ucranianos e da OTAN”, escreveram os pesquisadores da empresa.

O relatório não informou o nome da empresa ou o país que os hackers tentaram atacar. Mas nos últimos meses, autoridades alinhadas com o Ocidente emitiram alertas de que o Kremlin está de olho em empresas de energia em países que se opõem à guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“Eu não encorajaria ninguém a ser complacente ou despreocupado com as ameaças ao setor de energia globalmente”, disse Joyce, diretor cibernético da Agência de Segurança Nacional, de acordo com a CyberScoop. “À medida que a guerra [da Ucrânia] avança, certamente há oportunidades para aumentar a pressão sobre a Rússia no nível tático, o que fará com que eles reavaliem, tentem estratégias diferentes para se livrarem.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hackers russos atacam base de petróleo da OTAN apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PlayStation cobra IOF em compras com cartão de crédito? Veja como evitar

Meta adquire startup de chips para reforçar IA interna

Falha em rastreadores Tile pode expor localização de milhões de usuários