Hackers russos atacam Ucrânia com boleto de cobrança de impostos falso

Pesquisadores vinculados à Cert-UA (Equipe de Resposta a Emergência de Computadores, na sigla em inglês) da Ucrânia detectaram duas campanhas de hackers contra o país nesta segunda-feira (20). Uma utilizava um falso documento de cobrança de impostos, enviado pela agência tributária nacional, e outra apresentava um documento malicioso que discutia uma ameaça de ataque nuclear vinda da Rússia.

De acordo com as autoridades, o primeiro documento, intitulado “Imposição de Penalidades”, era compatível com o Microsoft Word e falsamente atribuído à receita federal da Ucrânia. Se aberto, o arquivo com boleto falso carregaria o malware Cobalt Strike Beacon, que forneceria ao invasor uma conexão com o sistema de destino e potencialmente permitiria um comportamento malicioso.

Compilado em 16 de junho, o documento foi rastreado e atribuído ao grupo UAC-0098. Este coletivo já foi responsabilizado por outros ataques a entidades ucranianas e possui conexões com o TrickBot, uma variante de malware associada a várias organizações cibercriminosas.

De acordo com o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia, a campanha dos hackers visava destruir uma infraestrutura crítica — porém não especificada — no país.

Leia mais:

Rússia x Ucrânia: Wikipédia se posiciona contra ordem russa para remover informações sobre a guerraDownload do Windows 10 e 11 é bloqueado na Rússia, mas ninguém ainda sabe o motivoRússia redireciona tráfego de internet em terras ocupadas no sul da Ucrânia

Segundo ataque aproveitava falha em execução remota de código

O outro ataque identificado pela Cert-UA usava um arquivo de texto com código malicioso para lançar o malware CredoMap. De acordo com a agência, é possível associar a atividade detectada ao grupo APT28 (ou Fancy Bear), uma prolífica equipe de hackers da inteligência militar russa.

O ataque explorou uma vulnerabilidade na execução remota de código (RCE) rastreada como CVE-2022-30190 e apelidada de “Follina”. Ela permitia ao invasor assumir o controle do sistema afetado, alertou a Agência de Segurança Cibernética do país em um aviso do dia 31 de maio.

Os metadados associados ao arquivo indicam que o documento foi modificado pela última vez em 9 de junho, sugerindo que sua distribuição pelos hackers tenha começado no dia seguinte, segundo informações da agência da Ucrânia.

Crédito da imagem principal: Ozrimoz/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Hackers russos atacam Ucrânia com boleto de cobrança de impostos falso apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Conheça Os Donos do Jogo, série brasileira da Netflix com André Lamoglia e Mel Maia

Netflix: lançamentos da semana (3 a 9 de novembro)

Como conseguir o Codiguin FF Infinito no Free Fire