Hackers usam links de convite do Discord para aplicar golpes

Links de convite expirados e excluídos do Discord estão sendo usados para distribuir dois tipos de malware e roubar dados de carteiras de criptomoedas. O esquema foi revelado pela Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança.

Hackers exploram uma vulnerabilidade da plataforma para redirecionar as vítimas para servidores maliciosos. Até o momento, foram identificados dois tipos de malware: AsyncRAT, que assume o controle remoto de computadores infectados, e Skuld Stealer, que rouba dados.

Os links de convite do Discord são URLs especiais que os usuários podem usar para ingressar em servidores. Eles são criados por administradores para simplificar o acesso às comunidades sem precisar adicionar membros manualmente. 

Ao clicar no botão Autorizar, o usuário é automaticamente redirecionado para o site externo dos invasores (Imagem: Kaspersky/Divulgação)

Os códigos temporários são gerados aleatoriamente e geralmente contêm 7 ou 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, bem como números. Já os permanentes consistem em 10 caracteres aleatórios.

Há também a opção de gerar links personalizados, um recurso disponível apenas para servidores Discord Nível 3. Nesse caso, é preciso obter 14 boosts, que são upgrades pagos que os membros da comunidade podem comprar para desbloquear vantagens especiais. Esses links podem ser definidos pelos administradores e são sempre permanentes. 

Por dentro do esquema

Segundo a empresa, os hackers estão rastreando códigos legítimos que estão prestes a expirar para registrá-los como links personalizados nos seus servidores com vantagens do Nível 3. Como resultado, os criminosos podem usar:

  • Qualquer link de convite temporário expirado (mesmo que o link expirado tenha letras maiúsculas e o URL personalizado dos golpistas as substitua por minúsculas, o sistema redireciona automaticamente o usuário para esse URL personalizado);
  • Links de convite permanentes excluídos dos servidores, se o código consistisse apenas em letras minúsculas e números (sem redirecionamento);
  • Links de convite personalizados, se o servidor original perdeu as vantagens do Nível 3 e seu link está disponível para novo registro.
O redirecionamento leva o usuário para uma página falsa estilizada para se parecer com a interface do Discord (Imagem: Kaspersky/Divulgação)

“Qual a consequência dessa substituição? Os invasores conseguem direcionar usuários que seguem links postados anteriormente em recursos totalmente legítimos (redes sociais, sites, blogs e fóruns de diversas comunidades) para seus próprios servidores maliciosos no Discord”, explica a empresa.

Leia Mais:

Como se proteger

Segundo a Kaspersky, o sistema de convites do Discord carece de transparência e clareza, o que pode dificultar a detecção do golpe antes de clicar em um link hackeado. No entanto, a empresa lista alguma medidas que podem evitar a instalação do malware:

  • Nunca cole código na janela Executar se você não sabe exatamente o que ele faz. Fazer isso é extremamente perigoso, e sites normais nunca darão tal instrução;
  • Configure a privacidade e a segurança do Discord seguindo o guia detalhado da Kaspersky. Isso não protegerá contra links de convite sequestrados, mas minimizará outros riscos associados ao Discord;
  • Use uma solução de segurança confiável que forneça aviso prévio de perigo e impeça o download de malware. É melhor instalá-lo em todos os dispositivos, mas especialmente naqueles em que você usa carteiras de criptomoedas e outros softwares financeiros.
Técnica ClickFix: o usuário é instruído a colar e executar o comando malicioso copiado para a área de transferência (Imagem: Kaspersky/Divulgação)

O post Hackers usam links de convite do Discord para aplicar golpes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Nova IA do Google planeja viagens com voos em oferta

Como repostar reels ou post no Instagram

Carta de 327 anos revela cidade maia perdida