Home Variedade Hamnet existiu? Conheça a história real que inspirou o filme de Chloé Zhao

Hamnet existiu? Conheça a história real que inspirou o filme de Chloé Zhao

by Fesouza
4 minutes read

Acaba de chegar aos cinemas brasileiros o filme Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, a mais nova obra da diretora Chloé Zhao. O longa é baseado no romance premiado de Maggie O’Farrell e retrata uma história real, mas muito pouco documentada: a vida e morte de Hamnet, o único filho homem de William Shakespeare (Paul Mescal) e Anne Hathaway/Agnes (Jessie Buckley).

A premissa central do filme é real, mas como há poucos registros sobre o acontecimento, a trama usa da licença poética para recriar essa história tão triste de forma poética e devastadora. Pensando nisso, o Minha Série trouxe alguns fatos sobre a origem desse enredo, contando o que é fato e o que é ficção em Hamnet.

Hamnet existiu? Conheça a história real que inspirou o filme de Chloé Zhao
Hamnet é inspirado em acontecimentos reais
  • Hamnet é baseado em um acontecimento trágico na vida de William Shakespeare e a esposa Anne Hathaway;
  • No filme, Anne se chama Agnes e é a peça central da narrativa;
  • O casal é interpretado por Jessie Buckley e Paul Mescal;
  • A tragédia pode ter inspirado a peça Hamlet, escrita por Shakespeare;
  • Há muitos poucos registros sobre o caso.

Shakespeare e Hamnet

Considerado uma das figuras literárias mais influentes do mundo, William Shakespeare viveu entre 1564 a 1616. Durante sua trajetória, em 1582 se casou com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna e os gêmeos Judith e Hamnet. A história do filme é sobre Hamnet, que morreu com apenas 11 anos de idade, e não há registros oficiais sobre o que foi a causa da tragédia.

Shakespeare passou grande parte de sua vida em Londres, longe da família, e eventualmente retornava à Stratford-upon-Avon para visitar a esposa e filhos. Anne, no filme, é retratada como Agnes, e sua história também é uma incógnita, com poucos documentos existentes que poderiam revelar mais detalhes de sua vida e rotina no interior da Inglaterra.

Hamnet e Hamlet

Mesmo que não haja nenhuma comprovação do acontecido com Hamnet ser a inspiração da obra Hamlet, uma das mais famosas de Shakespeare, sabemos que a história foi escrita alguns anos depois do poeta e dramaturgo enfrentar a morte do filho. Pessoas que estudam Hamlet reconhecem que a peça mergulha em temas de luto e perda, se relacionando a uma possível experiência pessoal do autor, mas também entendem que obras dramáticas costumam ter diversas fontes de inspiração.

Hamnet existiu? Conheça a história real que inspirou o filme de Chloé Zhao
Jessie Buckley como Agnes

Agnes e Hamnet

No romance escrito por O’Farrell, Agnes (Anne) é a personagem principal da história, sendo uma mulher que equilibra a sua vida familiar com uma conexão com a natureza, o que é tudo ficcional. Também foi inventado pela autora a contaminação da peste entre os irmãos, e a dramatização da morte de Hamnet.

Segundo a autora, o objetivo de concentrar a narrativa em Agnes é uma forma de tentar recuperar uma voz que as documentações históricas possam ter apagado ou minimizado. Logo, Hamnet: A Vida Antes de Hamnet transporta o protagonismo de Shakespeare para sua esposa, que viveu todas as dores e sacrifícios de uma vida dedicada ao marido e aos filhos.

Portanto, ainda que o filme seja inspirado em acontecimentos reais, tudo o que é mostrado acontece de forma especulativa, misturando possibilidades criadas por meio da imaginação artística com uma história verídica.

O filme Hamnet: A Vida Antes de Hamlet pode ser assistido nos cinemas de todo o Brasil.

    Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

You may also like

Leave a Comment