Home Variedade HBO Max está de volta! Warner abandona nome Max nesta quarta-feira (9)

HBO Max está de volta! Warner abandona nome Max nesta quarta-feira (9)

by Fesouza
6 minutes read

O serviço de streaming da Warner Bros. Discovery passou por mais uma mudança de identidade nesta quarta-feira (9). Desde as primeiras horas do dia, os assinantes já começaram a ver o retorno do nome HBO Max nos aplicativos e plataformas, substituindo o título atual, Max. A mudança acontecerá gradualmente nas diferentes regiões em que o streaming opera, mas já está ativa no Brasil.

O retorno do nome original era esperado para este trimestre, mas a companhia optou por revelar a data apenas agora. A escolha do momento não é por acaso: executivos da empresa queriam garantir que a marca HBO Max estivesse restabelecida antes do anúncio das indicações ao Emmy 2025, que acontecerá na próxima terça-feira (15).

Por que a Warner decidiu trazer de volta o HBO Max?

A decisão de resgatar o nome HBO Max foi anunciada em maio, durante a apresentação anual da Warner Bros. Discovery para o mercado publicitário. 

  • A empresa declarou que a volta da marca “HBO” tem como objetivo reforçar o posicionamento do serviço
  • O objetivo é destacar a qualidade e exclusividade de seu catálogo, que inclui obras da HBO, Warner, Discovery e DC.
  •  O movimento também reflete a nova abordagem estratégica da companhia, que afirma estar focada em dados e no comportamento dos assinantes.
  • O  CEO David Zaslav reforçou que o crescimento do streaming está diretamente ligado ao prestígio da marca HBO. 
  • Segundo o executivo, a empresa pretende acelerar ainda mais essa expansão ao retomar o nome que representa “o mais alto padrão de qualidade na mídia”.

Lançado originalmente em 2020 como HBO Max, o serviço teve seu nome simplificado para Max em 2023, em uma tentativa de unir o catálogo da HBO com produções de canais como Discovery e outros conteúdos variados. No entanto, o retorno ao título anterior indica que a estratégia não surtiu o efeito desejado.

hbo-max-super.jpg

O nome HBO Max também rendeu desafetos dentro da Warner, com alguns executivos sendo contra o termo por supostamente despriorizar o catálogo do Discovery. Porém, ao que tudo indica, a vontade dos engravatados não foi mais forte que a voz do povo.

Reação do mercado e das redes sociais

A decisão de rebatizar novamente o serviço gerou reações curiosas dentro e fora da empresa. Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO e Max, brincou durante o evento que já tinha “um gaveteiro cheio de papel timbrado” do antigo nome. Já Shauna Spenley, chefe de marketing, fez piada nas redes sociais ao comparar as várias mudanças de nome com o meme do “Homem-Aranha apontando”, adaptado com os logos de HBO Go, Max e HBO Max.

A situação também foi alvo de piadas no programa Last Week Tonight, de John Oliver. O apresentador ironizou as sucessivas mudanças, comparando-as a decisões absurdas, como a hipotética tentativa de renomear o Golfo do México. Na brincadeira, Oliver mostrou como a marca passou por transformações cada vez mais confusas antes de voltar ao ponto de partida.

HBO Max está de volta! Warner abandona nome Max nesta quarta-feira (9)

Nem mesmo os perfis oficiais do serviço escaparam das piadas, que foram frequentes tanto no Brasil quanto no exterior. No X (antigo Twitter), a conta “Stream on Max” chegou a atualizar sua biografia dizendo: “Essas mudanças de nome estão tentando me matar”. Já a conta brasileira publicou diversos vídeos e imagens envolvendo piadas com séries e filmes do catálogo, além de responder o público sobre a alteração.

O que a troca de nome significa para a empresa?

O retorno ao nome original também tem um significado estratégico importante. Quando anunciou a reversão, a Warner Bros. Discovery destacou o crescimento global do serviço, que adicionou 22 milhões de assinantes no último ano e expandiu sua atuação para mercados como Reino Unido, Alemanha e Itália, após o fim de contratos de exclusividade com a Sky.

Por trás da mudança de nome anterior, em 2023, estava a tentativa de unificar o portfólio de produções da HBO e da Discovery+, criando uma plataforma única que pudesse agradar a diferentes perfis de público. No entanto, dados internos revelaram que o público de séries como The White Lotus e The Penguin raramente se interessava por reality shows. A falta de integração entre os catálogos reforçou o desejo de resgatar a marca HBO, um dos maiores símbolos de prestígio da indústria da televisão.

A mudança de nome também acontece em um momento de reestruturação interna da Warner Bros. Discovery. A empresa planeja separar suas operações de streaming e estúdios dos canais de TV a cabo, com conclusão prevista até meados de 2026. A expectativa é que, com a transição, o HBO Max consiga reforçar ainda mais sua presença como uma marca global de streaming.

Enquanto isso, a Warner deve divulgar em breve seu balanço financeiro do segundo trimestre. No relatório anterior, a companhia informou ter alcançado 122,3 milhões de assinantes em suas plataformas de streaming, embora não detalhe mais quantos são específicos do HBO Max. Com a retomada do nome, a empresa pode continuar crescendo no concorrido mercado de streaming, principalmente com lançamentos como Pecadores no catálogo — e o filme do Superman no horizonte.

E aí, o que você achou da troca de nome? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

 

You may also like

Leave a Comment