Helicóptero elétrico pessoal e sem cauda que chega a 130 km/h faz primeiros voos

Uma startup austríaca chamada FlyNow Aviation está colocando em prática um novo projeto em mobilidade. A ideia da companhia envolve um helicóptero totalmente elétrico de visual ousado e que pode ser uma alternativa no futuro para o táxi aéreo.

O eCopter, como foi batizado o primeiro veículo desenvolvido pela companhia, realizou os primeiros voos oficiais do helicóptero em junho de 2025. Essa foi a primeira vez que ele decolou — embora tenha ficado a poucos centímetros do chão — sem o controle direto de uma fonte de energia ou sistema de comando.

O veículo tem previsão para começar a ser comercializado e operar prestando serviços para companhias de transporte em 2027, porém apenas na versão para transporte de cargas. O modelo para levar passageiros ainda não tem data prevista de lançamento.

Atualmente, várias companhias de aviações — de tradicionais até startups — estão pesquisando a tecnologia de carros voadores em diferentes formatos e configurações. A brasileira Embraer, por exemplo, quer começar a operar o seu próprio modelo já no ano que vem.

Como funciona o helicóptero da FlyNow

  • O eCopter é um helicóptero elétrico que se enquadra na categoria dos modelos eVTOL — sigla para Electric Vertical Takeoffs and Landing no original em inglês. Isso significa que ele, além de ser elétrico, realiza decolagem e pouso na vertical;
  • Ele se destaca por um design curioso, mas que a fabricante diz ser totalmente funcional. Ele não possui cauda, assim como as versões tradicionais desses veículos, o que torna ele bem mais leve;
  • Os dois rotores do modelo são gêmeos e no formato coaxial. Esse é o tipo de equipamento em que as hélices ficam uma acima da outra em um mesmo eixo, porém girando em sentidos opostos;
  • O atual modelo permite 30 minutos de voo máximo, o que resulta em aproximadamente 50 km de distância percorrida. Ele pode pode atingir a velocidade de 130 km/h e tem zero emissões de CO2;
Design do helicóptero permite que ele seja ao mesmo tempo aerodinâmico, leve e sustentável. (Imagem: Divulgação/FlyNow)
  • Há três versões do eCopter em desenvolvimento: um modelo pessoal de transporte de para apenas uma ou duas pessoas e uma variante voltada apenas para carregar no máximo 200 kg de carga;
  • No caso do transporte de pessoas, o modelo pode servir tanto para deslocamento entre helipontos de uma cidade quanto para regiões de mais difícil acesso, como plataformas de petróleo;
  • A companhia acredita que o aparelho vai se destacar na indústria por ser a única alternativa atual que “realmente pode ganhar dinheiro no futuro” nesse setor. A FlyNow também não acredita na viabilidade da pilotagem autônoma tão cerdo e prefere deixar o controle nas mãos de um humano;
  • O FlyNow foi fundada em 2019 com o objetivo de fornecer “soluções de voo eficientes, sustentáveis e acessíveis” para ambientes urbanos. O primeiro protótipo do veículo ficou pronto dois anos depois;
  • Os próximos testes do eCopter serão de altitude baixa, para fornecer dados sobre segurança, desempenho dos sistemas propulsores e estabilidade do veículo. Ele ainda depende de regulação para operar em qualquer país e já está em processo de obter algumas licenças primeiramente na Europa;

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