O primeiro Checkpoint da semana começa com uma notícia muito triste para o cinema internacional — e nacional também. Udo Kier, ator alemão que atuou em filmes brasileiros emblemáticos, como Bacurau e O Agente Secreto, faleceu no último domingo (23) aos 81 anos. A morte do astro também foi sentida por Hideo Kojima, que prestou um belo tributo ao ator em suas redes sociais.
Além de atuar em ambos os filmes do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, Kier participou de produções como Blade e Ace Ventura: Um Detetive Diferente. Para além das telonas, o astro alemão também atuou em alguns jogos da indústria de games — incluindo Command & Conquer: Red Alert, Call of Duty: WWII, Martha is Dead e, mais recentemente, OD.
Caso não conheça, OD é o próximo grande jogo de terror de Hideo Kojima, que tinha escalado Kier para um papel ainda não especificado no título. Além do astro alemão, as atrizes Hunter Schafer e Sophia Lillis também fazem parte do elenco. A perda, certamente, foi sentida pelo icônico desenvolvedor japonês.

Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta segunda (24)? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!
Kojima presta tributo a Udo Kier, ator de OD que faleceu no último domingo (23)

O ator alemão Udo Kier, conhecido por trabalhos no cinema e em jogos como Command & Conquer: Red Alert e Call of Duty: WWII, morreu aos 81 anos no último domingo (23).
Kier também estava confirmado no elenco de OD, próximo jogo de terror dirigido por Hideo Kojima, e chegou a aparecer no trailer divulgado pela Xbox. Após o anúncio do falecimento, Kojima prestou uma homenagem ao artista em suas redes sociais.
Kojima afirmou estar “sem palavras” ao comentar a morte do ator e relembrou que, devido à paralisação causada pela greve em Hollywood, as filmagens de OD foram adiadas para o ano que vem.
O desenvolvedor contou que ele e Kier continuaram se comunicando por e-mail nesse período. “Ele me disse o quanto estava ansioso para que as filmagens recomeçassem”, escreveu. Kojima também destacou que o ator estava “cheio de energia” em seu último encontro, em setembro. “Perdemos um grande ícone. Nunca haverá outro como ele. Udo, descanse em paz”, finalizou.
Xbox Series X e S podem ter aumento de preços em breve, segundo rumores

A Microsoft pode considerar um novo reajuste nos preços do Xbox Series X e Xbox Series S devido à escassez global de DRAM, segundo relatos divulgados pelo canal Moore’s Law is Dead.
Representantes de vendas da empresa teriam alertado parceiros de que o aumento expressivo no custo da memória (que subiu mais de 170% em um ano) pode impactar diretamente o valor final dos consoles e a disponibilidade de estoque nos próximos meses.
De acordo com o apresentador Tom, “eles não planejaram nada com antecedência”, afirmando que diversas fontes foram informadas de que a situação deve afetar a linha Xbox Series “muito em breve”.
A escassez teria sido intensificada após um acordo entre Samsung, SK e OpenAI que compromete boa parte da produção global de DRAM. Já a Sony, segundo o MLID, teria adquirido grandes estoques de GDDR6 antecipadamente, reduzindo o risco de novos ajustes no preço do PlayStation 5.
Stellar Blade 2 também pode chegar ao Switch 2 e ao Xbox Series, segundo vaga de emprego

A Shift Up pode estar planejando levar a franquia Stellar Blade para novos consoles, incluindo Xbox Series e o Switch 2, de acordo com uma recente vaga de emprego publicada no site oficial do estúdio.
O anúncio busca profissionais para trabalhar na sequência e menciona que o game está sendo desenvolvido para “diversas plataformas”, indicando uma possível expansão além do PS5 e do PC — sistemas onde o jogo original foi lançado até agora.
O estúdio sul-coreano afirma no anúncio que quer reforçar a equipe para entregar a nova fase da franquia, destacando que Stellar Blade 2 deve chegar a “múltiplos consoles e PC”. A mudança chama atenção porque o primeiro título permaneceu exclusivo do PS5 por quase todo o seu ciclo, recebendo versão para PC apenas este ano.
Ator de Demolidor se pronuncia após ser nomeado no TGA por Clair Obscur: Expedition 33

Charlie Cox comentou sua indicação ao prêmio de Melhor Atuação no The Game Awards 2025 por Clair Obscur: Expedition 33, destacando que o reconhecimento não é apenas seu.
Em vídeo gravado no evento La Conve/Animex, no México, o ator afirmou que o mérito pela performance de Gustave deve ser compartilhado com o francês Maxence Cazorla — responsável pela interpretação e pela captura de movimentos do personagem na versão original.
Durante a entrevista, Cox explicou que Cazorla foi quem realizou “quase toda a captura de movimentos daquele papel”, reforçando que sua indicação só é possível devido ao trabalho do colega. “Qualquer indicação ou crédito que eu receba, devo a ele. A atuação daquele personagem é realmente mérito dele, e minha voz foi apenas parte desse processo”, afirmou o ator.
Intergalactic não terá nenhuma novidade no The Game Awards e não chega em 2026, segundo rumores

Intergalactic: The Heretic Prophet, novo projeto da Naughty Dog, não deve aparecer no The Game Awards 2025 e também não tem previsão de lançamento para 2026, segundo jornalistas que acompanham o desenvolvimento do título.
Jeff Grubb, do Giant Bomb, afirmou que o jogo não será mostrado durante o evento deste ano, enquanto Jason Schreier, do Bloomberg, corroborou que o lançamento não está previsto para o próximo ano no PS5.
Revelado na edição de 2024 do TGA, o jogo é uma nova propriedade intelectual de Neil Druckmann e acompanha Jordan A. Mun, interpretado por Tati Gabrielle, em uma aventura sci-fi ambientada em Sempiria. Em entrevistas anteriores, Druckmann destacou que o projeto explora temas relacionados à fé, enquanto Gabrielle comentou que o jogo aborda crenças de forma ampla.
E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!
