Homem diz ser o inventor da Bitcoin — e pode ser preso por isso

Craig Wright, um australiano que afirmou ser o inventor da Bitcoin, foi encaminhado nesta terça-feira (16) aos promotores britânicos por cometer suposto perjúrio. As informações são da Reuters.

O juiz da Suprema Corte britânica, James Mellor, decidiu encaminhar um caso contra a alegação de Wright de ser o inventor da Bitcoin ao Crown Prosecution Service (CPS) – que é a organização que processa casos criminais investigados pela polícia na Inglaterra e no País de Gales.

O CPS irá agora considerar se Wright deve ser processado pelo que Mellor chamou de “perjúrio em grande escala e falsificação de documentos” e decidir se é necessário um mandado de prisão e possível extradição.

Wright permaneceu em silêncio desde que uma decisão do Tribunal Superior foi emitida alegando que ele havia mentido “extensa e repetidamente” em suas evidências, tentando provar que ele era o inventor da Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Wright reivindicou propriedade intelectual da Bitcoin

Wright tentou no processo judicial de Londres provar que ele era o inventor original da Bitcoin e, portanto, detinha direitos de propriedade intelectual, incluindo a propriedade de direitos autorais no white paper da Bitcoin e nas versões iniciais do software Bitcoin.

O protocolo Bitcoin é uma rede descentralizada e de código aberto e nenhuma entidade pode obter controle sobre ela.

Mellor decidiu que Wright tentou criar uma narrativa mentirosa falsificando documentos “em grande escala”, apresentando-os como prova em tribunal.

Homem que diz ter invetado Bitcoin teria mentido repetidamente para a Justiça (Crédito: H_Ko – Shutterstock)

Leia mais:

Bitcoin faz 14 anos: Conheça a história da primeira criptomoeda

Por que a Bitcoin disparou no início de 2024?

Conheça os 10 maiores donos de Bitcoin no mundo

Ele acrescentou que, ao apresentar sua reivindicação de ser Satoshi Nakamoto por meio de ações legais no Reino Unido — bem como na Noruega e nos EUA —, Wright cometeu “um abuso muito sério” do processo dos tribunais.

Um porta-voz de Wright não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito pela Reuters.

No site oficial de Wright, cujo conteúdo foi apagado logo após a decisão de Mellor, um aviso legal foi postado na terça-feira que dizia: “Dr. Craig Steven Wright não é Satoshi Nakamoto”.

Este aviso, que reitera o entendimento de que Wright não foi o inventor da Bitcoin, observa que ele foi ordenado a não iniciar qualquer processo judicial com base em suas falsas alegações.

Wright falsificou documentos e os apresentou ao tribunal – Imagem: Coyz0 / Shutterstock

O post Homem diz ser o inventor da Bitcoin — e pode ser preso por isso apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

O que é Cash Out?

Por que Dexter Pecado Original foi cancelada mesmo após anúncio da segunda temporada? Entenda

Netflix agora tem guia para uso de IA: ‘não substitui talentos’