Honda quer operar carro autônomo Cruise Origin em Tóquio em meados da década

No ano passado, a Honda fechou uma parceria com a Cruise, divisão de carros autônomos da GM, para trazer o modelo Origin para Tóquio como parte de seu programa Mobility as a Service (Mobilidade como Serviço, em português). Agora, a colaboração entre as duas empresas está próxima de se consolidar com a Honda anunciando que planeja operar o carro autônomo nas ruas da capital japonesa em meados desta década.

O anúncio se deu nesta semana, quando a montadora fechou uma parceria com dois fornecedores locais de serviços de transporte, Teito Motor e Kokusai Motorcars, com vistas para o plano de implantação. A ideia, segundo a Honda, é “estudar e discutir vários assuntos, incluindo leis e regulamentos relevantes, projetos de serviços e uma divisão de funções e responsabilidades entre os parceiros colaboradores”.

A GM deve começar a fabricar o veículo na planta de Detroit-Hamtramck, em Michigan (EUA), no início de 2023.

Renderização 3D projeta uso do Cruise Origin em Tóquio (Honda/Divulgação)

Cruise Origin é “mais rápido do que qualquer cérebro humano”

Construído usando as lições aprendidas com o recentemente convertido Chevrolet Bolt — e atualmente em fase de testes em San Francisco, na Califórnia (EUA) —, o Cruise Origin faz uso de mais de 40 sensores e uma visão de 360º para se orientar nas ruas. Ele usa algoritmos avançados para prever e responder ao movimento das pessoas ao redor do automóvel, “mais rápido do que qualquer cérebro humano”, segundo a GM.

O que é importante para a indústria é que o Origin provavelmente será o primeiro carro produzido em massa sem pedais e sem volante. Neste sentido, não há como um motorista “tradicional” pilotá-lo.

A tecnologia utilizada na máquina autônoma da GM terá que enfrentar uma das cidades mais congestionadas do mundo. Em 2021, o provedor de soluções de navegação TomTom classificou Tóquio como o 17º lugar mais movimentado da Terra com base no índice de engarrafamentos.

Crédito da imagem principal: GM/Divulgação

Leia mais:

Websérie resgata os 50 anos de história da Honda no BrasilCom investimento de US$ 40 bilhões, Honda planeja lançar 30 modelos de veículos elétricos até 2030Honda retira modelos de carros de linha no Brasil; saiba quais são

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Honda quer operar carro autônomo Cruise Origin em Tóquio em meados da década apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cantora britânica descobre álbum feito por IA em seu nome

EUA não estão preparados para novos desastres ambientais, alertam servidores

Celular com ar-condicionado? Veja como vai funcionar essa novidade da Realme