A fabricante chinesa Honor lançou no Brasil um novo tablet para uso casual ou em tarefas como estudo e trabalho. O modelo em questão é o Honor Pad X8a, que já pode ser adquirido em território nacional.
O aparelho foi disponibilizado sem alarde por parte da marca, apenas sendo adicionado ao catálogo da companhia em lojas digitais parceiras. É possível comprá-lo pelo valor sugerido de R$ 2.999 dentro do site oficial da marca ou então no perfil oficial dela em sites como o mercado Livre.
Lançado no ano passado, o modelo reforça o crescente catálogo da empresa no país. Presente de forma oficial no Brasil desde o começo de 2025 em parceria com a DL, a Honor tem lançado smartphones de diferentes categorias por aqui — incluindo o Honor Magic V3, que é um dos celulares mais caros que já chegaram em território nacional.
Antes uma subsidiária da Huawei, a Honor integra uma nova leva de fabricantes de eletrônicos que entraram na disputa pelo público brasileiro nos últimos meses. Além dela e da própria Huawei, que retornou após anos de hiato e com aparelhos de preço salgado, o país virou também um dos mais novos mercados da Jovi — nome escolhido pela também chinesa Vivo para atuar por aqui.
Especificações técnicas do Honor Pad X8a
- Sistema operacional: MagicOS 8.0 (Android 14)
- Tela: TFT LCD (IPS) de 11 polegadas Full HD+ (1920×1200 pixels)
- Processador: Snapdragon 680
- GPU: Adreno 610
- RAM: 4 GB (com expansão virtual de +4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB (com suporte para microSD de até 1 TB)
- Câmera traseira: 5 MP (f.2.2 com autofoco)
- Câmera frontal: 5 MP (f.2.2 com autofoco)
- Bateria: 8.300 mAh
- Medidas: 256,91 x 168,46 x 7,25 mm
- Peso: 495g
O Honor Pad X8a se destaca pela tela grande, com um display de 11 polegadas que ocupa 84% da parte dianteira do aparelho. Ela tem uma camada de proteção ocular quádrupla, taxa de atualização de 90 Hz e pico de brilho de 400 nits.
O painel de maiores dimensões permite o uso de até quatro aplicativos ao mesmo tempo para multitarefas, além de abrir uma mesma ferramenta em duas “páginas” para aumentar a produtividade.
Com um design metálico e bastante fino para a categoria, o modelo inclui quatro alto-falantes para reproduzir áudios e câmeras de resolução não tão alta para chamadas. Além disso, ele não vem com suporte para pagamentos por aproximação via NFC e não traz a entrada tradicional de 3,5 mm para fones de ouvido.
O processador é um chip da Qualcomm lançado em 2021 e com suporte apenas ao 4G. Já a bateria dura até 14 horas de reprodução de vídeo online sem parar, de acordo com a fabricante, e tem recarga de 10W com carregador incluso na caixa.
Você sabe qual celular vale mais a pena no seu caso entre um modelo da Xiaomi e um iPhone? Confira este comparativo feito pelo TecMundo!