Hubble fotografa “ampulheta cósmica”

Um retrato da morte. Assim pode ser definida uma imagem divulgada nesta terça-feira (11) pela NASA, que foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble. 

Butterfly? Hourglass?

Nope! This #HubbleClassic shows a star at the end of its life, casting off its outer layers.

The double-lobe structure was created as material funneled towards the poles of the star at the center.

Read more about “Hubble 12”: https://t.co/0qxflVuemP pic.twitter.com/l9IAUbuH5j

— Hubble (@NASAHubble) April 11, 2023

No registro, vê-se uma espécie de “ampulheta cósmica”, que, na verdade, é uma nebulosa planetária bipolar chamada PN Hb 12 (também conhecida como Hubble 12), que fica na constelação de Cassiopeia, a cerca de 11 mil anos-luz da Terra.

Também lembrando uma borboleta, a forma impressionante dessa nebulosa se configurou quando uma estrela parecida com o Sol se aproximava da morte e soprava suas camadas externas para o espaço circundante. 

Em nebulosas bipolares, esse material é canalizado para os polos da estrela envelhecida, criando a estrutura distinta de lóbulo duplo.

Observações usando o Hubble e o New Technology Telescope, operado pelo Observatório Europeu do Sul, descobriram que as nebulosas planetárias bipolares localizadas em direção à protuberância central da Via Láctea parecem estar estranhamente alinhadas no céu – um resultado surpreendente, haja vista sua formação variada e caótica.

Leia mais:

Nebulosa “Bela” que é uma “Fera” é capturada pelo HubbleImagem feita pelo Hubble em berçário estelar parece pintada em aquarelaHubble registra galáxia “florida” a 25 milhões de anos-luz da Terra

Uma das primeiras capturas feitas pelo Telescópio Espacial James Webb revelou uma estrutura que também se assemelha a uma ampulheta. No entanto, diferentemente do tom fúnebre do registro feito pelo Hubble, aquela tinha um caráter inverso: nela estavam os primórdios de uma estrela prestes a nascer. 

Localizada na constelação de Touro, a protoestrela L1527 é dotada de nuvens de poeira e gás que só são visíveis na luz infravermelha, exatamente os comprimentos de onda nos quais a Câmera de Infravermelho Próximo (NIRCam) do Webb é especializada. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hubble fotografa “ampulheta cósmica” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Unrecord, FPS ultrarrealista de bodycam, recebe grande investimento da Tencent

Warner vai rejeitar oferta bilionária da Paramount para ser adquirida pela Netflix

Petrolífera venezuelana acusa Estados Unidos de ataque cibernético