HyperOS 3 está bloqueando celulares Xiaomi com ROMs não oficiais

Celulares da Xiaomi importados da China e rodando ROMs globais não oficiais estão sendo bloqueados após a atualização para o sistema HyperOS 3 baseada no Android 16, conforme noticiou o site Gizmochina na segunda-feira (26). O problema vem acontecendo desde a última semana.

A partir do update, os smartphones entram em bootloop permanente ou no modo de recuperação assim que são reiniciados, de acordo com relatos de proprietários, impedindo sua utilização. Aparentemente, apenas os modelos comercializados no mercado cinza são impactados.

O que causa o bloqueio dos celulares?

Como destaca a reportagem, a gigante chinesa realiza uma verificação de região nos dispositivos durante a atualização para o HyperOS 3. O procedimento compara o hardware do aparelho com a região do software instalado nele, e é aí que começa o problema.

  • Se a fabricante identificar que o sistema operacional não corresponde ao mercado no qual o update foi disponibilizado, ocorre o bloqueio de região;
  • Neste caso, o celular não consegue inicializar normalmente, ficando preso no modo de recuperação ou em loop infinito;
  • A incompatibilidade acontece em versões chinesas de smartphones da Xiaomi que receberam ROMs globais modificadas não oficiais;
  • Essas alterações geralmente acontecem para que os celulares possam ser utilizados em outros países.
A atualização para o sistema HyperOS 3 traz várias novidades. (Imagem: Xiaomi/Divulgação)

Oferecidos por preços abaixo dos praticados em lojas da marca ou varejistas, os aparelhos importados por vendedores não oficiais são desbloqueados antes da revenda e recebem uma versão global do sistema. Assim, os usuários acessam diferentes opções de idiomas e apps do Android.

Porém, a Xiaomi considera essas ROMs globais de terceiros como instalações de software não autorizadas. Dessa forma, classifica a presença de sistemas modificados como bug se o proprietário tentar atualizar o dispositivo, tornando-o inutilizável.

Como resolver o problema?

O celular travou após a atualização para o HyperOS 3? A boa notícia é que existe uma alternativa para corrigir o erro, retornando o smartphone para a versão anterior do sistema operacional, ou seja, o HyperOS 2.2.

Para tanto, é necessário forçar a reinicialização repetidamente, por cerca de 10 a 15 vezes, seguidamente, pressionando o botão liga/desliga. Com a sequência de boots, o aparelho vai acionar o modo de retrocesso de emergência do Android, restaurando a versão do sistema compatível com a ROM modificada.

Se o aparelho voltar a funcionar normalmente, o usuário deve desativar as atualizações automáticas no menu de configurações, evitando que o celular volte a tentar o update para o HyperOS 3. No momento, não há informações sobre a disponibilidade de uma solução oficial para o bloqueio.

Gostou do conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

Related posts

Brecha no Microsoft Teams permite que criminosos enviem phishing indetectável

Geralt está de volta em novo jogo de The Witcher focado em escolhas

Itens para a casa e tech com desconto nas Super Ofertas da Shopee; confira as oportunidades