IA dificulta emprego de profissionais em início de carreira, aponta estudo

Profissionais que acabaram de se formar, entre os quais os programadores, estão tendo dificuldade para ingressar no mercado de trabalho dos Estados Unidos por causa dos avanços promovidos pela inteligência artificial generativa. É o que concluiu um estudo feito pela Universidade de Stanford, divulgado no mês passado.

Conforme os autores, houve uma queda de 13% nas oportunidades de emprego para as pessoas com idade entre 22 e 25 anos nas áreas mais expostas à IA. Isso aconteceu nos últimos três anos, período em que os bots inteligentes ganharam uma enorme popularidade e passaram a estar cada vez mais presentes no ambiente corporativo.

Postos de trabalho na área tech, como programador, estão entre os mais impactados pela IA. (Imagem: Getty Images)

Profissões mais afetadas pela IA

Examinando dados de folhas de pagamento de milhões de trabalhadores dos EUA, os pesquisadores notaram que as contratações de jovens profissionais começaram a cair consideravelmente a partir de 2022. Naquele ano, muitas empresas passaram a fazer cortes de gastos, que coincidiram com o lançamento do ChatGPT.

  • As reduções nas vagas de emprego a partir deste período foram mais comuns em segmentos nos quais há maior probabilidade de a IA automatizar o trabalho em vez de auxiliar as pessoas;
  • O estudo listou os programadores iniciantes e os funcionários de setores de atendimento ao cliente entre os mais impactados pelos bots alimentados por inteligência artificial;
  • No caso dos desenvolvedores começando a carreira, a quantidade de contratações caiu quase 20% em julho deste ano na comparação com o pico registrado nos últimos meses de 2022;
  • Porém, o levantamento identificou que este padrão é restrito aos jovens trabalhadores, curiosamente.

Nos mesmos cargos, as contratações permaneceram estáveis e inclusive chegaram a crescer para os profissionais com maior experiência, ao longo do período analisado. Isso também aconteceu com os postos de trabalho menos expostos à IA generativa.

De acordo com o artigo, os resultados do levantamento fornecem evidências iniciais de que “a revolução da IA está começando a ter um impacto significativo e desproporcional sobre os trabalhadores iniciantes no mercado de trabalho”, como vinham alertando alguns especialistas e até o CEO da OpenAI, Sam Altman.

Quem trabalha com atendimento ao cliente também tem a carreira ameaçada pela tecnologia, segundo o estudo. (Imagem: Getty Images)

A IA também pode beneficiar os trabalhadores

Apesar de interferir nas perspectivas de emprego dos mais jovens, especialmente, a tecnologia não traz só efeitos negativos. Os autores afirmaram que a IA pode até contribuir para o aumento das contratações em funções que não dependem tanto dela, ou seja, onde ela apenas auxilia o trabalhador e não automatiza as suas funções.

É o caso de profissões como auxiliar de enfermagem, que vem registrando aumento no número de contratações no período do estudo. Nesses setores menos expostos à IA generativa, houve crescimento até mesmo da quantidade de profissionais mais jovens conquistando novos empregos.

A sua profissão está entre as que podem ser impactadas pela tecnologia? Como você utiliza a IA no trabalho? Nos conte a sua experiência, comentando nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

Falso AnyDesk é usado para roubar dados pessoais e carteiras de criptomoedas

007 First Light ganha data, preço, gameplay e mais! Saiba tudo sobre o jogo

Sequência de “Superman” já tem nome oficial e data marcada