IA já é ferramenta de 90% dos desenvolvedores de jogos

90% dos desenvolvedores de jogos já usam IA em fluxos de trabalho, de acordo com nova pesquisa do Google Cloud. O estudo entrevistou 615 profissionais do ramo nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Noruega, Finlândia e Suécia. 97% deles acreditam que a IA de geração está remodelando a indústria.

“As descobertas surgem em um momento em que a indústria enfrenta o aumento dos custos de desenvolvimento, a saturação do mercado e a atração de jogadores por jogos mais antigos, o que reforça a necessidade de inovação contínua”, diz o comunicado.

Para a maioria dos desenvolvedores, a tecnologia auxilia na automatização de tarefas repetitivas, na exploração de novas possibilidades de jogabilidade, no desenvolvimento de novas mecânicas e novos gêneros.

Mercado global de jogos ultrapassou US$ 180 bilhões em 2024 (Imagem: EvgeniyShkolenko/iStock)

“Os resultados da pesquisa ressaltam uma mensagem clara: a IA não é mais um conceito futurista para a indústria de jogos — é uma realidade atual que está impulsionando a inovação e mudando a própria natureza de como os jogos são criados e jogados”, afirmou Jack Buser, diretor global de Jogos do Google Cloud. 

Destaques da pesquisa

Aceleração dos fluxos de trabalho: 95% afirmam que a IA está reduzindo tarefas repetitivas, liberando funcionários para questões mais estratégicas e criativas. Essa aceleração é particularmente forte em áreas-chave como testes e balanceamento de jogo (47%), localização e tradução (45%) e geração de código e suporte a scripts (44%).

Impulsionando a inovação criativa: A IA também está sendo usada no trabalho criativo, com 36% dos entrevistados utilizando-a para design de níveis dinâmicos, animação e escrita de diálogos. Isso está levando a uma maior experimentação com novos conceitos de jogabilidade e narrativa (37%) e a uma maior flexibilidade na exploração criativa (36%).

Desenvolvedores utilizam agentes de IA para criar uma jogabilidade mais dinâmica (Imagem: EvgeniyShkolenko/iStock)

Aprimorando a experiência dos jogadores: O uso da IA está mudando as expectativas dos jogadores em relação aos jogos, com 89% dos desenvolvedores observando essas mudanças. Os jogadores buscam jogos que pareçam mais “vivos” e dinâmicos (37%) e esperam personagens não jogáveis (NPCs) mais inteligentes e adaptáveis (34%).

Ascensão dos agentes de IA: Agentes de IA são sistemas de software que utilizam IA para perseguir objetivos e concluir tarefas em nome dos usuários. Desenvolvedores que utilizam agentes de IA os implementam para criar uma jogabilidade mais dinâmica e inteligente, com 44% utilizando-os para otimização de conteúdo que se adapta às necessidades do jogo e 38% para balanceamento dinâmico e ajuste da jogabilidade. Outros usos incluem geração procedural de mundos (37%) e moderação automatizada de conteúdo (37%).

Leia Mais:

Mas há desafios…

Para 29% dos desenvolvedores, a IA pode ser usada para nivelar o campo de atuação para estúdios menores e independentes competirem com players mais consolidados. Mas eles reconhecem os desafios de integração da IA (24%), a necessidade de qualificação da equipe (23%) e a dificuldade de mensurar o sucesso das implementações de IA (22%).

Ainda há incerteza sobre quem é o proprietário do conteúdo gerado por IA (Imagem: Dragos Condrea/iStock)

Além disso, a pesquisa também aponta para as preocupações dos desenvolvedores em relação à propriedade de dados em aplicativos e jogos de IA (63%). Ela revela desafios como a privacidade dos dados dos jogadores (35%) e a incerteza sobre quem é o proprietário do conteúdo gerado por IA (32%).

Quando se trata da implementação de IA, 40% dos desenvolvedores recomendam o uso de pilotos ou testes em pequena escala antes da implementação completa. Uma parcela semelhante (39%) enfatiza a necessidade de alinhar o uso da IA com a visão e os objetivos criativos, enquanto outros 39% enfatizam a importância de fornecer treinamento ou qualificação da equipe em ferramentas de IA.

O post IA já é ferramenta de 90% dos desenvolvedores de jogos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como funciona o robô chinês com útero artificial que ‘engravida’?

Ameba devoradora de cérebros é encontrada em água na Austrália

Lama da Antártida pode ajudar a combater as mudanças climáticas; entenda