IA pode prever ondas de calor com antecedência

Um dos efeitos diretos das mudanças climáticas é a ocorrência de ondas de calor mais intensas e frequentes. Estes períodos de tempo anormalmente quentes, que podem persistir por vários dias, trazem prejuízos para a nossa saúde e ao meio ambiente. 

Para tentar prever estes fenômenos com maior eficácia, pesquisadores do Centro Euro-Mediterrâneo sobre Mudanças Climáticas (CMCC) desenvolveram um novo sistema alimentado por inteligência artificial. A tecnologia é capaz de prever ondas de calor com até sete semanas de antecedência.

Sistema reduz uso de recursos computacionais, tornando a alternativa acessível para o mundo todo (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Previsão precisa e com menos gasto computacional

  • As ondas de calor estão causando impactos devastadores em toda a Europa, incluindo perdas agrícolas, picos de uso de energia, crises de saúde e aumento da mortalidade.
  • Eventos recentes em 2003, 2010 e 2022 ressaltam a necessidade urgente de sistemas de alerta precoce que possam ajudar a minimizar estes prejuízos.
  • Isso se torna ainda mais importante pelo fato de projeções climáticas sugerirem uma maior intensificação destes fenômenos nas próximas décadas.
  • Dessa forma, o novo sistema de IA pode oferecer uma previsão precisa, algo crucial para salvar vidas.
  • Além disso, a tecnologia reduz a necessidade de recursos computacionais, o que torna esta uma alternativa acessível para pesquisadores do mundo todo.
  • O sistema foi descrito em estudo publicado na revista Communications Earth & Environment.

Leia mais

IA possibilitaria adoção de medidas para minimizar efeitos do calor

O sistema emprega uma estrutura de seleção de recursos baseada em otimização. Dessa forma, é capaz de identificar a combinação ideal de variáveis atmosféricas, oceânicas e terrestres para prever a probabilidade de ondas de calor.

Simulações mostraram a eficácia da tecnologia. Os pesquisadores forneceram dados climáticos das últimas décadas e usaram a IA para tentar acertar em que momentos do passado ocorreram ondas de calor. O sistema foi capaz de identificar todos os últimos fenômenos registrados no mundo real.

IA pode ser importante aliada no combate à crise climática (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Agora, a ideia é usar essa grande quantidade de dados para prever a ocorrência de ondas de calor futuras. Isso permitira a adoção de uma série medidas para reduzir os impactos do aumento das temperaturas na saúde das pessoas, bem como na economia com um todo.

O post IA pode prever ondas de calor com antecedência apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Câmara aprova novo imposto para serviços de streaming

Bill Gates diminui riscos das mudanças climáticas e é criticado por Haddad

Tecnologia, customização e experimentação: Adamantiun inaugura sua primeira loja física