IA se ‘disfarça’ de modelo e quase concorre a Miss São Paulo

Uma situação inusitada ocorreu durante a seleção em um concurso de beleza nos últimos dias. O Miss São Paulo Internacional, uma das principais competições da categoria, se mostrou surpreso ao receber a candidatura de uma bela mulher com cabelos loiros, até perceber que aquilo era uma imagem criada por inteligência artificial.

A descrição apontava a suposta mulher como moradora de São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, que já havia participado de outros concursos. Porém, durante a análise do perfil, os integrantes da seleção perceberam que as fotos e vídeos enviados tinham claras diferenças em certos traços físicos, levantando as suspeitas.

Diante da desconfiança, o júri do evento decidiu enviar o material para um especialista em inteligência artificial. Após a análise, veio a confirmação de que aquela moça não existia. Seu corpo era de uma modelo norte-americano, o rosto foi inserido digitalmente, e até mesmo características como tatuagens foram minuciosamente apagadas.

Modelo feita por IA tinha “rosto perfeito” e até perfil em redes sociais, segundo os organizadores do concurso (Imagem: Miss São Paulo internacional/reprodução)

Concurso vai intensificar verificação de candidatas

O concurso de Miss tem a etapa de pré-seleção que consiste nesse agrupamento de candidatas para só então serem chamadas para entrevistas presenciais. Agora, o comitê do evento fará videochamadas com todas as candidatas, além de exigir o envio de documentos, fotos e vídeos para a aprovação.

“É uma camada extra de segurança. Acreditamos que se tratou de um caso isolado, que não compromete a seriedade e a transparência do concurso. Pode até parecer cômico, mas levanta um debate importante sobre os limites da tecnologia na representação da beleza humana”, indica o diretor do Miss São Paulo Internacional, Eduardo Graboski.

Casos de golpes com IA se tornaram mais comuns nos últimos anos, principalmente com a popularização de ferramentas realistas, como o Veo 3 do Google. Em muitos casos, deepfakes são realizados para não somente burlar regras e sistemas, como também roubar dinheiro ou informações sigilosas de vítimas.

Para mais informações sobre inteligência artificial, golpes e segurança no mundo digital, continue conectado no site do TecMundo
 

Related posts

Letramento em IA é indispensável para produtividade e inovação nas empresas

Tesla é condenada após hacker recuperar dados de acidente mortal

O que é Nano Banana? Veja como usar a IA de imagens do Google gratuitamente