IA vai dominar compras de fim de ano, diz pesquisa da Adobe

O tráfego de ferramentas de inteligência artificial em sites de varejo deve subir 520% neste ano durante as compras de fim de ano nos Estados Unidos, atingindo o pico nos 10 dias que antecedem o Dia de Ação de Graças, segundo levantamento da Adobe Analytics. O número indica uma tendência que se iniciou já no ano passado, quando o tráfego de IA subiu 1.300%. 

Em uma pesquisa anterior com 5.000 consumidores dos EUA, mais de um terço relatou ter usado um serviço com tecnologia de IA para compras online, incluindo pesquisa (por 53% dos entrevistados), recomendações de produtos (40%), encontrar ofertas (36%) e inspiração para presentes (30%). Para esta temporada, as buscas com IA devem se concentrar nas categorias de brinquedos, eletrônicos, joias e cuidados pessoais.

O cenário não é exclusividade dos americanos: no Brasil, mais da metade da população afirma que utiliza IA na hora de fazer compras, segundo um estudo da Adyen divulgado pela CNN. Nos últimos 12 meses, 52% dos entrevistados usaram o ChatGPT e outros assistentes para escolher produtos antes de fechar o carrinho.

Buscas com IA se destacam nas categorias de brinquedos, eletrônicos, joias e cuidados pessoais
(Imagem: Marco Marca/iStock)

Ao mesmo tempo, 77% das empresas consultadas pela mesma pesquisa disseram que já utilizam IA para recomendar produtos, enquanto 70% utilizam a tecnologia para aprimorar ferramentas de busca — reforçando o papel da IA em estratégias de vendas e marketing.

Propaganda ainda tem poder?

A resposta é sim. Publicidade em plataformas de mídia social pode aumentar as receitas de varejistas em 51% na comparação com o ano anterior, quando o crescimento foi de apenas 5% em relação a 2023. Já influenciadores digitais devem contribuir para um avanço de 14% nas compras em varejistas americanas.

“Embora os principais canais, como pesquisa paga e e-mail, continuem sendo impulsionadores confiáveis ​​de tráfego e vendas online, os consumidores estão cada vez mais recorrendo às mídias sociais para descobrir e aprender sobre novos produtos”, diz o relatório. A modalidade preferida deve ser o Compre Agora, Pague Depois (BNPL), com crescimento de 11%, gerando S$ 20,2 bilhões em gastos online.

Em relação aos preços, os descontos em eletrônicos devem atingir o pico de 28% (contra 30,1% em 2024), enquanto os descontos em brinquedos devem chegar a 27% (contra 28%). Descontos competitivos também são esperados em vestuário, com 25% (contra 23,2%), TVs, 23% (contra 24,2%), computadores, 23% (contra 22,8%), artigos esportivos, 19% (contra 19,5%), eletrodomésticos, 18% (contra 19,2%) e móveis, 18% (contra 19%).

Descontos em eletrônicos devem atingir o pico de 28% nos EUA (Imagem: Urupong/iStock)

Leia Mais:

Expectativa no alto

As vendas online nos EUA deverão atingir US$ 253,4 bilhões nesta temporada de festas de fim de ano (1º de novembro a 31 de dezembro de 2025), o que representa um crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior. Apenas na CyberWeek, as compras somarão US$ 43,7 bilhões, superando a Black Friday.

E tem uma explicação: dispositivos móveis são os queridinhos nessa época de descontos, com uma participação recorde de 56,1% nos gastos online (em comparação com as compras via desktop). Isso representa US$ 142,7 bilhões, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

CyberWeek deve superar as vendas das Black Friday mais uma vez (Imagem: dnaveh/Shutterstock)

Além disso, a Adobe espera um forte crescimento na categoria de jogos, com as vendas online previstas para aumentar em consoles (aumento de 1.040%), jogos (aumento de 830%) e acessórios (aumento de 820%). Espera-se que os sucessos de vendas desta temporada incluam consoles de jogos como Nintendo Switch 2, Sony PlayStation 5 e Xbox Series X, além de jogos como Donkey Kong Bananza, Elden Ring: Nightreign, Madden NFL 26, NBA 2k26, EA Sports FC 26 e Call of Duty: Black Ops 7

O post IA vai dominar compras de fim de ano, diz pesquisa da Adobe apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PlayStation Plus pode receber grande jogo de surpresa em breve

Covid-19: mesmo quadros mais leves podem trazer consequências, mostra estudo

Samsung Galaxy Watch7: smartwatch com GPS integrado e IA em oferta