IA vai mudar a sua vida, segundo anúncio da OpenAI no Super Bowl

A OpenAI estreou no Super Bowl – maior evento esportivo dos Estados Unidos – com um anúncio no fim de semana. No vídeo, de um minuto, a desenvolvedora do ChatGPT coloca a inteligência artificial (IA) ao lado de outras inovações da humanidade – desde o domínio do fogo até a exploração espacial. A mensagem era: a IA vai mudar a sua vida.

O anúncio traçou a evolução tecnológica da humanidade transformando pontos abstratos em imagens icônicas até culminar em aplicações da IA. O estilo da animação se inspirou fortemente no pontilhismo para aproveitar a principal característica visual do ChatGPT: o pontinho. “Todo progresso tem um ponto de partida”, diz o slogan no final do vídeo.

Assista abaixo ao anúncio da OpenAI transmitido no Super Bowl:

Anúncio da OpenAI custou US$ 14 milhões e não foi feito por IA

Para transmitir o anúncio curto no primeiro tempo do Super Bowl, a OpenAI pagou US$ 14 milhões (aproximadamente R$ 81 milhões), segundo o Verge. Ele foi desenvolvido sob a gestão da nova diretora de marketing (CMO) da OpenAI, Kate Rouch.

IA da OpenAI atuou em algumas etapas da concepção do anúncio transmitido no Super Bowl (Imagem: Gorodenkoff – Shutterstock / Montagem: Pedro Spadoni – Olhar Digital)

O processo criativo por trás do anúncio envolveu IA – o Sora, modelo da OpenAI, naturalmente. A equipe o usou nas etapas de rascunhos e experimentações. Porém, a versão final da animação foi criada inteiramente por artistas humanos.

“Como fizemos isso num cronograma bem apertado, ajudou muito os [profissionais] criativos a prototipar, experimentar com ângulos de câmera, e coisas assim, tudo para acelerar o processo”, disse Kate, segundo a Fast Company.

O foco da CMO foi conversar com os 400 milhões de usuários do ChatGPT sobre o que exatamente ele pode fazer. E o timing dessa atitude é interessante. Afinal, vem pouco depois do lançamento da “IA de raciocínio” da chinesa DeepSeek, que abalou o mercado (saiba mais nesta edição da coluna Fala AI no Olhar Digital News).

Leia mais:

Dose de contexto

Além disso, o anúncio estreia em meio ao crescimento da preocupação sobre o impacto social da IA, conforme apontado pelo Verge. Em paralelo, a empresa está prestes a fechar um acordo que a tornaria uma das startups mais valiosas do mundo.

Para OpenAI, IA é a ferramenta mais poderosa já inventada pelos humanos (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

O site questionou Kate sobre possíveis críticas a comparar IA com inovações fundamentais, como a roda e o domínio do fogo. A CMO respondeu o seguinte: “Acreditamos fundamentalmente no poder transformador dessa tecnologia. Ela é central para tudo o que fazemos.”

O CEO da OpenAI, Sam Altman, escreveu sobre o que chamou de “Era da Inteligência” numa postagem de blog em setembro de 2024. Agora, a CMO começou a apresentar essa ideia ao grande público – a começar pelos fãs do Super Bowl.

O post IA vai mudar a sua vida, segundo anúncio da OpenAI no Super Bowl apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

O que é um roteador mesh? Veja vantagens e indicações de uso

O que acontece no cérebro quando você vê um filme? Veja o que a ciência descobriu

O que é hangxiety? Descubra a relação entre álcool e ansiedade