iFood lança IA no WhatsApp que pode ajudar a vender mais

Cris” é o nome da nova inteligência artificial (IA) generativa do iFood. A agente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros da plataforma com o objetivo de propor ações práticas que ajudem os estabelecimentos a vender mais.

Integrada ao WhatsApp, a IA tira as dúvidas do dia a dia, acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações. A expectativa é que a ferramenta seja ampliada para uso até março de 2026.

“Cris foi pensada para ser alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades e compara informações”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.

Assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes (Imagem: Leonidas Santana/Shutterstock)

Mentora 24 horas por dia

A assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes que atuam na plataforma, analisando dados de desempenho e gerando provocações como “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes”.

“A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos, como pratos muito acessados e pouco vendidos, e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria”, informa o comunicado.

Até o fim do ano passado, o iFood contava com 380 mil estabelecimentos parceiros, movimentando cerca de 110 milhões de pedidos por mês, segundo o site E-commerce Brasil. O delivery de hambúrguer segue na liderança, enquanto as marmitas apresentaram o maior crescimento no ano, seguidas por itens de padaria e açaí.

iFood movimenta cerca de 110 milhões de pedidos por mês (Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock)

Leia Mais:

IA com DNA brasileiro

Os primeiros testes da tecnologia foram realizados em dezembro de 2024, com novas funções acrescidas em maio deste ano. Com o novo lançamento, a empresa acumula 190 modelos proprietários de inteligência artificial.

A ideia é criar mais um canal de apoio aos parceiros da plataforma, na qual 80% são pequenos e médios empreendedores. “Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, afirma Olímpio.

Empresa acumula 190 modelos proprietários de inteligência artificial (Imagem: Leonidas Santana/Shutterstock)

Outra opção é o Portal do Parceiro, uma plataforma de gestão com informações de cada estabelecimento oferecida pelo iFood alimentada por dados que buscam melhorar a gestão dos restaurantes.

O post iFood lança IA no WhatsApp que pode ajudar a vender mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

O que está acontecendo com Sydney Sweeney? Entenda polêmica

Assistente de voz de TVs da Samsung está mais inteligente

Apple ganhará livro para comemorar seus 50 anos