O iFood anunciou, nesta quarta-feira (01), o retorno de entregas por drone. A operação será realizada em Sergipe, em parceria com a empresa paulista Speedbird Aero, e expandirá as rotas após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O limite de peso das encomendas também aumentou, passando a 5 kg.
Os drones operados pela Speedbird Aero alcançam velocidade máxima de 50 km/h e até 60 metros de altitude, sendo equipados com GPS para navegação e paraquedas de segurança em caso de emergência. Em condições adversas, os equipamentos suportam ventos de até 55 km/h e chuvas de até 5 mm por hora.
O trajeto começa no Shopping Center RioMar, em Aracaju, e segue até a Barra dos Coqueiros, município vizinho, cruzando o rio Sergipe. Enquanto o percurso por terra leva cerca de uma hora, pelo ar pode ser realizado em até 30 minutos. Um entregador é responsável pela última milha, do pouso do drone até o consumidor.
A rota funcionará sete dias por semana, durante 10 horas por dia, com capacidade para até 280 pedidos diários.
Segundo Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood, “o drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua sendo alocado em rotas mais produtivas.”
O retorno da operação
A rota começou em 2021 como um projeto-piloto e recebeu autorização para transportar alimentos por drones, sendo a primeira da América do Sul a obter essa permissão.
“A retomada e expansão do projeto em Aracaju é um marco não apenas para o iFood e a Speedbird, mas para todo o setor de mobilidade aérea no Brasil. Trata-se da primeira autorização permanente da ANAC para voos sobre áreas com circulação de pessoas, um passo fundamental para a consolidação das entregas por drone no país”, afirma Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.
Quer acompanhar as novidades sobre tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.