Imagens de satélite mostram incêndios florestais devastadores nos EUA

Novas imagens de satélite mostram a dimensão dos incêndios florestais que assolam os estados norte-americanos de Washington e Oregon. Neste último, o fogo que se alastra pela Floresta Nacional de Willamette é o maior das cerca de duas dúzias de focos de incêndio ativos na região.

Os satélites acompanharam as chamas na floresta conforme elas cobriam uma área de 90 km². Uma imagem capturada pela NASA no sábado (10) mostra a fumaça do incêndio se espalhando pela costa oeste dos Estados Unidos e avançando para o Oceano Pacífico. Altos níveis de poluição do ar foram observados em Portland, capital do Oregon, reduzindo a qualidade do ar para a categoria “muito insalubre”, segundo um comunicado da NASA.

Imagem captada por satélite do incêndio florestal que assola o estado de Oregon | Crédito: Planet.

Incêndio em Washington

Um incêndio menor atinge o estado de Washington – não confundir com Washington D.C., capital federal dos Estados Unidos, que fica do outro lado do país – e gera nuvens de fumaça igualmente visíveis do espaço. O fogo, que começou no último fim de semana na região da Cordilheira das Cascatas, está poluindo o ar da capital Seattle e arredores.

Suas chamas engoliram uma área de 32 km² em um único dia com o auxílio de um sistema de fortes ventos de baixa pressão que chega do Oceano Pacífico, de acordo com a NASA.

Imagem captada por satélite do incêndio florestal que assola o estado de Oregon | Crédito: Planet.

Leia mais:

Calor extremo provoca incêndios florestais na Califórnia; ao menos duas pessoas morreramIncêndios na Amazônia são os piores dos últimos 15 anosIncêndios avassaladores na Austrália causaram anomalia na estratosfera da Terra

O noroeste não é a única região dos Estados Unidos que enfrenta este problema. Em decorrência de um verão com temperaturas extremas, o país apresenta um número de incêndios florestais acima da média, embora não tão graves como os de 2020 e 2021.

Outro estado que está sofrendo com o fogo é a Califórnia, onde as chamas já se alastraram por 1370 km². Atualmente, o maior foco de incêndio é o da Sierra Nevada, com 47 km² de floresta devastada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Imagens de satélite mostram incêndios florestais devastadores nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Xbox Game Pass recebe jogos conceituados esta semana! Confira os lançamentos

Cientistas descobrem um planeta do tamanho da terra com 50% de chances de vida

Raposas-Voadoras: saiba mais sobre a espécie que porta o vírus Nipah