Indonésia proíbe acesso a Steam, Epic Games, PayPal e mais

O governo da Indonésia bloqueou o acesso a diversos serviços online, incluindo Steam, Epic Games, PayPal e Yahoo!. De acordo com as regras do país, as empresas não cumpriram um novo requisito relacionado a moderação de conteúdo.

Os usuários desses serviços ficaram sem a possibilidade de processar pagamentos ou jogar determinados títulos. Conforme apontado por Daniel Ahmad, analista sênior da Niko Partners, a lista de banimentos inclui ainda DOTA 2, Counter-Strike, Origin e Xandr.

Enquanto isso, Apple, Microsoft, Google, Amazon, TikTok, Twitter, Netflix e Spotify se registraram para uma licença na semana passada e todos permanecem disponíveis.

O diretor-geral da Kominfo, Semuel Abrijani Pangerapan, disse a Reuters que a proibição a essas empresas será revogada assim que elas se registrarem no banco de dados.

Além disso, ele afirmou que o país poderá permitir o acesso temporário ao PayPal durante a proibição para que os usuários possam retirar o dinheiro da conta – informação confirmada por Ahmad em um tuíte:

Kominfo has apologized to those impacted, but says it was forced to make the move due to non-compliance

PayPal will be unblocked for 5 days to allow people to manage / withdraw their money.

They have also heard from Valve who plan to register (So Steam should be unblocked soon) https://t.co/0BwK16Hpzl

— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) July 31, 2022

O que diz a lei?

Segundo a legislação, as empresas que são consideradas “Provedoras de Sistemas Eletrônicos Privados” deveriam ter se registrado até o dia 27 de julho no banco de dados do governo. Porém, como não o fizeram, elas foram proibidas no país.

Esta exigência faz parte de uma lei mais abrangente chamada de MR5, criada em 2020. De acordo com a Reuters, ela dá ao governo a capacidade de obter dados sobre usuários específicos, além de solicitar remoção de conteúdos que perturbem a ordem pública ou sejam considerados ilegais.  

Em 2021, o grupo de direitos digitais Electronic Frontier Foundation (EFF) chamou essas leis de “invasivas dos direitos humanos”. Isso porque elas colocam as plataformas à mercê do governo indonésio, que as banirá se não estiverem em conformidade.

No início deste mês, a EFF escreveu uma carta ao Ministério de Comunicação e Informação da Indonésia (Kominfo), pedindo ao governo que revogue suas “regras de moderação de conteúdo invasivo”.

Leia também:

Dona do TikTok deve investir em “novo Instagram”Google divulga novidades do novo design do GmailTwitter planeja “test drive” para novos usuários

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Indonésia proíbe acesso a Steam, Epic Games, PayPal e mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Amazon defende: IA pode ser aliada na luta contra as mudanças climáticas

Cães superdotados entendem o uso de objetos, não só aparência

Especialistas fotografam Saturno ao vivo! Veja imagem inédita