Home Variedade Indústria dos podcasts deve gerar US$ 4 bilhões até 2024

Indústria dos podcasts deve gerar US$ 4 bilhões até 2024

by
3 minutes read

Se a Rádio teve sua era do ouro e momentos que marcaram história, agora é a vez dos podcasts. Segundo relatório das empresas de mídia, Interactive Advertising Bureau e PricewaterhouseCoopers, a indústria dessa modalidade de áudio deverá movimentar cerca de US$ 4 bilhões nos próximos dois anos. Para 2022, a expectativa é de US$ 2 bilhões sob forte influência das tecnologias de anúncios, que permitem um melhor direcionamento do público-alvo. 

Dinamismo no ar  

A agilidade dos podcasts é um dos diferenciais que ajudam a transmitir os conteúdos de uma maneira atrativa e com boa aceitação dos ouvintes. 

Assim, a segmentação tanto dos assuntos quanto dos anúncios fizeram com que esse nicho de mercado crescesse vertiginosamente, mesmo diante da concorrência dos vídeos e outros meios de informação

Com a tecnologia, é possível segmentar os ouvintes com base na localização, idade e sexo. Além disso, os anunciantes contam com estatísticas para verificarem se o investimento está valendo a pena, ou seja, os dados ajudam na monetização. 

“O valor não é apenas da perspectiva do anunciante; é também da perspectiva do criador”, disse Eric John, vice-presidente do IAB Media Center.

Leia mais:

Podcast Sync: criptografia é o tema do 2º episódio; confira Ouvir podcasts diminui chances de desenvolver neurose, diz estudo YouTube deve criar página exclusiva para podcasts, indicam vazamentos

Pulitzer com ‘Suave’

Em 2021, Suave, um podcast de sete capítulos produzido pela Futuro Media e PRX de Maria Hinojosa levou o Prêmio Puliltzer em Áudios.

A saga descreve a história de três décadas na vida de um homem condenado à prisão perpétua quando jovem, derrotando concorrentes de peso, como NPR e NBC News.

A bola da vez está no microfone: podcasts crescem a cada dia e são ideais para segmentar público e anúncios, sendo um excelente nicho de mercado para as empresas de comunicação. Imagem: Shutterstock

Vida longa aos podcasts

Nos EUA, muitas rádios estão percebendo que os podcasts são bem mais vantajosos no quesito faturamento e já notam um crescimento de 37% no setor em comparação ao ano anterior.

Sendo um segmento que necessita de menos recursos para ser produzido em comparação às mídias tradicionais, os podcasts também têm a vantagem de se comportarem melhor em situações de crises financeiras. 

E o fato das pessoas poderem ouvir em momentos diferenciados e de acordo com suas rotinas faz do produto um excelente meio de conquista de novos ouvintes, tendo a fidelização como carro-chefe.

Com várias gigantes da tecnologia investindo pesado nas produções em áudio, tudo indica que os podcasts serão um serviço de streaming com vida longa e muitas histórias para contar. 

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Indústria dos podcasts deve gerar US$ 4 bilhões até 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment