Inédito! Espaçonave vai atingir 1 dia-luz de distância da Terra

Pela primeira vez na história, um objeto construído pela humanidade chegará a um dia-luz de distância da Terra. Isso está previsto para acontecer no fim de 2026. Pode parecer que falta muito, mas o tempo passa voando – e no caso da sonda Voyager 1, a espaçonave em questão, literalmente!

Primeiro, vamos entender o que significa “um dia-luz”. É comum lermos e ouvirmos falar em “anos-luz” quando se trata de distâncias astronômicas. Esse termo representa o quanto a luz percorre no vácuo ao longo de um ano inteiro. Logo, dia-luz se refere à distância percorrida pela luz em 24 horas.

A velocidade da luz é de aproximadamente 299.792,458 km/s. Então: 

299.792,458km/s × 60s/min × 60min/h × 24h = 

299.792,458 × 86.400s = 25.902.068.371,2km. 

Ou seja, um dia-luz equivale a cerca de 25,9 bilhões de quilômetros.

A espaçonave Voyager 1, lançada pela NASA em 1977, agora está viajando pelo espaço interestelar a cerca de 61 mil km/h. Crédito: NASA / JPL-Caltech

Quando a Voyager 1 vai atingir um dia-luz de distância da Terra?

A sonda Voyager 1 foi lançada pela NASA em 5 de setembro de 1977 e tem viajado pelo espaço desde então. Atualmente, ela está a cerca de 166 unidades astronômicas (UA) da Terra, tendo se tornado a primeira espaçonave a ir além da heliosfera, cruzar a heliopausa e entrar no espaço interestelar. Unidade astronômica é a medida usada para se referir à distância média entre a Terra e o Sol, que é de 149.597.870,7 km. Portanto, neste momento, ela está a 24.850.239.550 km daqui

Na posição atual do objeto, leva 23 horas, 5 minutos e 36 segundos para que os sinais da Terra cheguem até lá. Em sua velocidade atual, de cerca de 61.195 km/h, falta pouco mais de um ano para a espaçonave ampliar essa distância-luz para 24 horas completas. Quando isso acontecer, ou seja, quando a sonda atingir 25,9 bilhões da Terra (1 ano-luz), ela terá viajado por quase 50 anos!

De acordo com cálculos baseados nos dados da plataforma Eyes on the Solar System, da NASA, a sonda Voyager 1 chegará a um ano-luz da Terra em 15 de novembro de 2026. Essa mesma distância em relação ao Sol será alcançada pela espaçonave em 28 de janeiro de 2027. Depois, ela continuará sua jornada, sob controle da NASA, até ficar sem energia, o que deve acontecer provavelmente no início da década de 2030. 

Leia mais:

Onde termina o Sistema Solar?

Há várias interpretações sobre onde termina o Sistema Solar. Alguns acreditam que é onde acabam os planetas. Outros, dizem que a fronteira final fica depois da Nuvem de Oort, que é o limite da influência gravitacional do Sol, onde objetos ainda podem ser atraídos por ele. Embora a Voyager 1 tenha saído da heliosfera, muitos argumentam que ela não saiu, de fato, do Sistema Solar.

Ilustração mostra o Sistema Solar rodeado pelo cinturão de Kuiper e, na camada mais externa do diagrama, a nuvem de Oort, que abriga ambos e é considerada por muitos o limite final do Sistema Solar. Créditos: Maliflower73 (fundo) / Naeblys (nuvem de Oort) / istockPhoto. Edição: Olhar Digital

“Ao longo das eras, os astrônomos têm discutido sem chegar a um acordo sobre onde o Sistema Solar termina. Uma opinião é que a fronteira é onde a gravidade do Sol não mais domina – um ponto além dos planetas e além da Nuvem de Oort”, explica a NASA . “Essa fronteira fica mais ou menos na metade do caminho para a estrela mais próxima, Proxima Centauri. Viajando a velocidades superiores a 56 mil km/h, as sondas Voyagers levarão quase 40 mil anos, e terão percorrido uma distância de cerca de dois anos-luz, para alcançar essa fronteira um tanto indistinta”.

O post Inédito! Espaçonave vai atingir 1 dia-luz de distância da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

‘Duendes vermelhos’: astronauta da NASA a bordo da ISS registra forma rara de raio

Prejuízo de ataque hacker na C&M deve passar de R$ 1 bilhão, diz delegado

Jogador de basquete russo é preso por suspeita de envolvimento com grupo de ransomware