A empresa de tecnologia da informação Ingram Micro reconheceu que foi vítima de um ataque ransomware no ano passado e detalhou o ocorrido. As informações foram reveladas em uma notificação feita pela própria companhia no estado norte-americano do Maine.
Ao todo, 42.521 pessoas foram potencialmente afetadas pelo roubo de dados. O grupo de cibercriminosos Safepay chegou a oferecer para venda e depois disponibilizou os supostos dados relacionados ao ataque, que incluiriam 3,5 TB de dados.
Como os documentos foram liberados de graça, é possível que a Ingram Micro não tenha realizado um eventual pagamento de resgate que costuma ser solicitado por esses grupos em uma operação de ransomware.
O que foi roubado da Ingram Micro?
De acordo com a documentação, a Ingram Micro detectou um “incidente de cibersegurança” entre os dias 2 e 3 de julho de 2025 que, inicialmente, parecia ter apenas derrubado alguns dos seus servidores.
- As investigações internas apontam que “terceiros não autorizados recolheram alguns arquivos de repositórios internos. Na época, a empresa levou cerca de seis dias para restabelecer todas as opções;
- Os tais documentos roubados incluem registros pessoais de funcionários ou pessoas que participaram de testes seletivos na empresa. Até o momento, não há detalhes sobre quais foram os países afetados;
- Informações possivelmente em posse dos cibercriminosos incluem nome, data de nascimento, números de identificação pessoal (como número do passaporte, do Social Security e da carteira de habilitação), dados trabalhistas e formas de contato;
- A Ingram Micro alega que fechou o acesso aos servidores e passou a oferecer serviços de monitoramento de crédito e proteção de identidade às vítimas durante 24 meses.
Um estudo com dados de 2025 aponta que ataques de ransomware caíram ao longo do último ano em quantidade, assim como o valor solicitado pelo resgate. Ainda assim, a pesquisa mostra que a taxa de recuperação de dados segue estável, quando o ideal seria uma melhora por respostas mais eficientes das equipes de segurança.
Quer saber tudo sobre ransomwares, incluindo até planos de recuperação? Leia o guia completo publicado pelo TecMundo!