Injeções para emagrecer podem reduzir risco de câncer em até 50%, diz estudo

Um estudo pioneiro apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade revelou que medicamentos para perda de peso baseados em agonistas do receptor GLP-1 podem reduzir significativamente o risco de cânceres relacionados à obesidade — em alguns casos, quase pela metade.

A descoberta é considerada “transformacional” por especialistas e pode marcar o início de uma nova era na medicina preventiva contra o câncer. A pesquisa está publicada no The Lancet.

Detalhes do estudo

  • A pesquisa analisou 6.000 adultos israelenses que não tinham histórico de câncer e usaram medicamentos como liraglutida (Saxenda), exenatida (Byetta) ou dulaglutida (Trulicity), ou realizaram cirurgia bariátrica.
  • Apesar de a cirurgia proporcionar maior perda de peso, os medicamentos demonstraram um efeito protetor comparável — sugerindo que a redução do risco de câncer pode não estar ligada apenas à quantidade de peso perdida, mas também a mecanismos como redução da inflamação, promovida pelo GLP-1.
  • Cânceres de mama, colorretal, pâncreas e ovário — todos ligados à obesidade — podem ser impactados positivamente por esses medicamentos, de acordo com os pesquisadores.
  • O professor Dror Dicker, coautor do estudo, afirma que versões mais recentes e potentes dos medicamentos podem ser ainda mais eficazes.
Medicamentos como Mounjaro e Wegovy têm potencial para transformar o tratamento e a prevenção de cânceres comuns e agressivos (Imagem: KK Stock/Shutterstock)

Leia mais

Estudo comparou eficácia dos medicamentos

Um estudo adicional, apresentado na conferência e publicado no New England Journal of Medicine também demonstrou que o Mounjaro (tirzepatida) proporcionou cerca de 50% mais perda de peso do que o Wegovy (semaglutida), reforçando o potencial desses tratamentos.

Diante dos resultados promissores, especialistas pedem testes clínicos em larga escala para investigar o uso dessas injeções não apenas como forma de prevenção, mas também como apoio ao tratamento de pacientes com câncer recém-diagnosticado.

Uma equipe britânica, financiada pela Cancer Research UK, já está se preparando para iniciar um ensaio clínico com dezenas de milhares de voluntários nos próximos anos.

Novo estudo sugere: remédios para emagrecer também combatem o câncer – Imagem: oleschwander/Shutterstock

O post Injeções para emagrecer podem reduzir risco de câncer em até 50%, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp agora pode enviar mensagens para outros apps, mas só na Europa

ChatGPT lança conversa em grupo para até 20 pessoas usarem a IA juntas

2ª Beta do macOS Tahoe 26.2 ganha ring light virtual videochamadas