Usuários do Instagram nos EUA estão ameaçando desinstalar o Instagram por causa de uma nova abordagem comercial da Meta. A empresa começou a testar o uso de anúncios obrigatórios entre as postagens.
Essa estratégia não é nova no mercado. Se você joga algum game mobile já deve ter se deparado com ela. Consiste em obrigar o usuário a assistir um conteúdo publicitário antes de continuar jogando – ou antes de ganhar algum benefício.
Leia mais
- Finalmente! Instagram agora permite mudar a ordem das suas postagens
- Governo decide que Instagram é “não recomendado para menores de 16 anos”
- Como criar e colocar avatar no perfil do Instagram
Hoje, o Instagram já trabalha com diversos anúncios, mas nenhum deles é “obrigatório”. Ou seja, se você quiser, basta passar o dedo para o lado para pular a publicidade.
No novo formato, isso não será mais possível. E, se for mesmo incorporado, deve valer tanto para o feed, como também para os Stories e os Reels.
Insatisfação geral
- As reclamações começaram a pipocar nas últimas semanas – e em várias redes sociais.
- Segundo os relatos, esse intervalo comercial forçado aparece após um certo tempo de rolagem.
- O porta-voz do Instagram, Matthew Tye, confirmou a realização desses testes ao site The Verge.
- Segundo ele, “estamos sempre testando formatos que possam gerar valor para os anunciantes”.
- O problema é que o público parece estar recebendo bem mal essa novidade.
- Um dos editores do The Verge, por exemplo, ameaçou recentemente desinstalar o app.
- Vale destacar que a Meta ainda não decidiu se vai mesmo aplicar a mudança.
- Por ora, são apenas testes – e os usuários nos EUA estão torcendo para que a empresa recue dessa intenção.
Outros testes
Como mostramos aqui no Olhar Digital, essa não é a única experiência que a Meta conduz atualmente no Instagram. A big tech também está testando a rolagem automática dos Reels.
A novidade elimina a necessidade de deslizar o dedo na tela para assistir ao próximo clipe. Com a funcionalidade ativada, a própria plataforma avança para o vídeo seguinte, criando uma experiência contínua de consumo.

A proposta pode parecer conveniente, especialmente para quem costuma usar o app enquanto realiza outras atividades, como comer ou relaxar. Para especialistas, no entanto, esse tipo de atualização pode aumentar o vício e o uso prolongado da plataforma.
Você pode ler mais sobre esse assunto neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do The Verge.
O post Instagram começa a testar ‘anúncios obrigatórios’ nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.